Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Montanhas de Teresópolis vai ganhar mais um livro comemorativo

Nova publicação tem como destaque as quase 300 espécies de aves registradas na unidade de conservação

 
Completando 11 anos de existência – celebrados em 6 de julho, quando também é aniversário do município, o Parque Montanhas de Teresópolis está prestes a ganhar o segundo livro comemorativo. Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), está em fase final de diagramação o livro “ADMIRAVES – Aviflora do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis”. Com lançamento previsto para agosto, a edição bilíngue reúne informações de 100 das 294 espécies de aves registradas na área de conservação ambiental, com imagens feitas por fotógrafos renomados.
Ano passado, o livro “Montanhas de Teresópolis – Parque Municipal 10 anos” marcou uma década de existência desta que é considerada a maior unidade de conservação de proteção integral criada por um município fluminense. Em 2020, a parceria com Feso e Unifeso continua no registro da riqueza natural do importante parque.  Entre os destaques, estão várias espécies de Beija-flor, de Gavião e de Coruja, além do Tucano-de-bico-preto, do Tucano-de-bico-verde, Bacurau, Mãe-da-Lua e uma variedade colorida e encantadora de aves, de todo tipo de plumagem e tamanho.
“São sete autores, entre profissionais da Secretaria e professores do Unifeso, com a colaboração do ornitólogo Jeffrey Podos, da Universidade de Massachusetts/EUA. O primeiro capítulo fala sobre a Mata Atlântica, o segundo sobre Teresópolis e o terceiro lista as aves, com fotos e textos a respeito de cada uma delas, em português e inglês. Existem ainda capítulos destinados à educação ambiental e com projeções futuras com foco no turismo de observação de aves”, enumera Flavio Castro, secretário de Meio Ambiente de Teresópolis.

O PNMMT
Criado em 6 de julho de 2009, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis tem uma área de 4.397 hectares. Abrange parcialmente alguns bairros, entre eles Caleme, Posse, Salaco e Campo Grande, na zona urbana, Santa Rita, Cruzeiro e Ponte Nova, na zona rural. A unidade faz limite com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.
Possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas, onde se destacam afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege nascentes e importantes remanescentes florestais, que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma Mata Atlântica, na região.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 03/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

MAIO LARANJA: Conselho Tutelar de Teresópolis levanta bandeira contra violência sexual infantil

Teresópolis com alterações no trânsito para o Congresso da Juventude

Rio Grande do Sul já registra 29 mortes por causa das chuvas

Homem é flagrado pegando carona na traseira de caminhão

Jiu-jitsu: atletas do CIEP da Fonte Santa ganham mais 16 medalhas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE