Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Municipal vai receber equipamentos e materiais no início de 2020

- Aquisição acontece graças a projeto aprovado pela secretaria de Meio Ambiente junto ao governo do estado

Equipamentos e materiais conquistados pela Prefeitura, por meio da aprovação do Projeto de Fortalecimento do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, apresentado à Câmara de Compensação Ambiental do Rio de Janeiro (CCA), presidida pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), têm a previsão de chegar ao município no início de 2020. São veículos, maquinários, materiais de primeiros socorros, equipamentos de proteção individual, computadores e rádios para comunicação, entre outros. Para a compra, feita pelo governo do estado, foram investidos R$ 432 mil. O valor foi entregue simbolicamente à Prefeitura, em outubro, durante a visita do governador Wilson Witzel a Teresópolis. O projeto foi apresentado por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente à Câmara Estadual de Conservação Ambiental. “No projeto, especificamos todos os equipamentos e materiais de que precisamos. A previsão é de que os veículos e equipamentos necessários para a manutenção do parque comecem a chegar a Teresópolis no início de 2020”, enfatiza o secretário de Meio Ambiente, Coronel Flavio Castro, que também é um dos idealizadores do PNMMT.
De acordo com o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, encaminhado juntamente com o projeto de fortalecimento do Parque Municipal para o governo do estado, estão: maquinários (roçadeiras, furadeira, serra mármore, pulverizador, bomba submersa e perfurador de solo); estojos de primeiros socorros; computadores; equipamentos de proteção individual (entre eles, coturnos/botas); carros coletores de resíduos/lixo; material de camping (cantis e lanternas); equipamento para comunicação (rádios portáteis); veículos automotivos; e quadriciclo.
A Câmara de Compensação Ambiental do Rio de Janeiro (CCA) é presidida pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA). Conta com três integrantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e ainda com a representação dos ambientalistas (Rede de ONGs da Mata Atlântica); do setor produtivo (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro); do setor acadêmico (UFRJ) e dos municípios (Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro).

Biodiversidade e proteção ambiental
Comemorando 10 anos de criação em 2019 e com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por um município, do Estado do Rio de Janeiro. O Parque está situado na porção noroeste de Teresópolis, parcialmente inserido no Primeiro e Segundo Distritos e limitando-se com os municípios de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. O Parque possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas onde se destacam os afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege muitas nascentes e importantes remanescentes florestais que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma Mata Atlântica, na região.  

 

Tags

Compartilhe:

Edição 11/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Confira os eventos neste final de semana em Teresópolis

Opções gastronômicas para curtir o friozinho em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE