Terceira mais antiga e uma das mais importantes do país, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos abre oficialmente neste fim de semana a abertura da temporada de montanhismo de 2024. Para marcar o começo do melhor período para a prática do esporte que têm tudo a ver com os municípios da Região Serrana, a unidade de conservação ambiental realiza na sede de Teresópolis, neste sábado (08) e domingo (09), um grande evento com programação gratuita e atrativos para todos os públicos. “A ATM marca o início da temporada mais propícia para as atividades de montanhismo, como as escaladas no Dedo de Deus e a Travessia Petrópolis-Teresópolis. É um evento de confraternização e celebração da cultura do montanhismo, que contribuiu para a própria criação do PARNASO, há 85 anos. Aqui aconteceram eventos marcantes e não é a toa que Teresópolis é considerada a Capital do Montanhismo”, destaca o Chefe do Parque, Ernesto Viveiros de Castro.
O evento no PARNASO terá atividades ao ar livre como trilha guiada, yoga, skackline, ocupação simultânea de cumes, tai chi, além de encontro com instituições, educação ambiental, praça de alimentação, feira de artesanato, exposição fotográfica, desafios, prêmios e muito mais. No sábado, o evento vai até a noite com muita música ao vivo e sarau. A ATM do Parque Nacional da Serra dos Órgãos está sendo realizada em colaboração com secretaria municipal de Turismo, Associação Amigos do Parque e Rede Brasilidade Solidária e tem apoio da Trilhas e Rumos e loja Top Spin. “A Abertura da Temporada de Montanhismo vem sendo muito valorizada pela secretaria de Turismo, que entende que o turismo tem a missão de informar, orientar e criar medidas preservacionistas, promovendo a utilização racional dos espaços e a valorização do convívio direto dos indivíduos com a natureza”, destaca a secretária da pasta em Teresópolis, Beth Mazzi.
Outros eventos em breve
Em 2024 o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis comemora 15 anos de criação. Para dar início as celebrações, a direção da unidade preparou uma programação de ATM para a sede Santa Rita, no Segundo Distrito. “Nos dias 15 e 16 de junho realizaremos a Abertura da Temporada de Montanhismo 2024 do PNMMT. Teremos diversas atividades como: escalada, bicicleta, educação ambiental, passarinhada, camping e muito mais. O grande destaque dessa temporada é sem dúvidas a 1º Corrida do Aurita, que será realizada no dia 16 às 8h. Essa atividade tem como principal objetivo destacar o nosso Sagui-da-serra-escuto (Callithrix aurita) que atualmente se encontra ameaçado de extinção. Os recursos arrecadados para essa corrida serão revertidos para as pesquisas realizadas em prol da conservação da espécie”, conta Ricardo Mello, Subchefe do PNMMT.
Encerrando os eventos relacionados ao tema, também há programação prevista para o Parque Estadual dos Três Picos. “Nós, que começamos a nossa história por causa de um grupo de montanhistas, hoje podemos dizer que somos um ponto importante de escalada do estado. Nos orgulhamos da nossa história e ficamos felizes de compartilhar nossas montanhas com os amantes do parque e da natureza”, diz Luísa Leal, do Uso Público do PETP. A unidade terá o evento “Vem Passarinhar” nos dias 22 e 23, nos núcleos Jacarandá e Vale da Revolta. Nas páginas das unidades de conservação, veja mais detalhes dos eventos previstos para as próximas semanas.
DIA 08 – SÁBADO
7h – Ocupação de cumes organizado pela FEEMERJ
9h – Abertura oficial no Centro de Visitantes
10h – Prática de Yoga com Ana Elizabeth no gramado do setor administrativo
11h – Trilha guiada com Casssiano Ramos (Saída no Centro de Visitantes)
12h – Apresentação e bate-papo sobre High-Line, com Vitor Martins (piscina natural)
15h – Sarau na Montanha, com Luiza Vandesteen (Centro de Visitantes)
19h – Música ao vivo com Pâmela Rezende, Lina Sena e Lou Id (Centro de Visitantes)
- Haverá ainda feira de artesanato, alimentação e exposição fotográfica no Centro de Visitantes
DIA 09 – DOMINGO
8h – Prática de Yoga com Ana Elizabeth, gramado do setor administrativo
9h – Caminhada para observação e identificação de cogumelos silvestres (Saída no Centro de Visitantes)
10h – Tai Chi “Respire para Viver”, conduzido por Rafael Lima
11h – Trilha guiada Cassiano Ramos (saída no Centro de Visitantes)
14h – Contação de história com Odaleia Mello (Bosque Santa Helena)
- Haverá ainda feira de artesanato, alimentação e exposição fotográfica no Centro de Visitantes