Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Nacional da Serra dos Órgãos reabre mais alguns atrativos

Sede Guapimirim e montanhas do ?Complexo do Dedo de Deus? têm novas regras para visitação

Após um longo período fechada, quase dois meses, a sede Guapimirim do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, localizada no meio do trecho de serra da rodovia Rio x Teresópolis, será reaberta ao público nesta quarta-feira, 02. Porém, somente para caminhada e contemplação da natureza. Banhos de rio e cachoeira, assim com o camping, continuam proibidos. Também nesta data voltam a ser liberados os acessos das montanhas do chamado “Complexo Dedo de Deus”, que compreende, além da emblemática formação rochosa, Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora e Cabeça de Peixe. Também para esses atrativos, estão previstas algumas normas operacionais, sanitárias e sociais que visam prevenir o contágio pelo Covid-19.  Equipes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio estarão nos locais para reforçar e garantir o cumprimento das regras.

As restrições para as quatro montanhas são as seguintes: Agendamento e TCRN – Diante da limitação de vagas diárias para visitação, acessos só serão permitidos mediante agendamento prévio. O Termo de Conhecimento de Riscos e Normas (TCRN) disponível em: icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos, é indispensável ao procedimento de acesso e agendamento. O visitante deverá enviar o TCRN para o ICMBio através do e-mail usopublico.icmbioteresopolis@icmbio.gov.br, com antecedência mínima de 48 horas de sua visita e somente deverá realizar sua visita após receber a confirmação de vaga e de agendamento para o atrativo escolhido. Escalavrado – O acesso a este atrativo será permitido para grupos de até seis integrantes e terá limite diário de 40 visitantes. Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora e Cabeça de Peixe – Permitido para grupos de até três integrantes com limite diário de 12 visitantes para cada uma dessas montanhas.
Regras gerais, com obrigatoriedade: – O uso de máscara de proteção. – O distanciamento mínimo de cinco metros quando em deslocamento na trilha. – Descartar adequadamente fora do parque todo o resíduo produzido durante a visita. – A utilização de equipamentos individuais exclusivos para a prática de montanhismo, escalada, rapel e demais esportes verticais; – A utilização de tubo para acondicionamento de dejetos, em caso de necessidade, dada a indisponibilidade de banheiros. Deve-se dedicar atenção para os potenciais locais de aglomeração: Partes técnicas das vias, como os trechos de degraus na Cabeça de Peixe e base do trecho de escalada do Escalavrado, base das vias de escalada, base da Chaminé da Pedra Solta, cumes e paradas de rapel.

Tags

Compartilhe:

Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

TERESÓPOLIS: Companhia K9, da GCM, se destaca em operações e ações sociais

“Cantinho das Cerejeiras” encanta moradores de Teresópolis

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

INVESTIGAÇÃO SOBRE VÍDEOS: “Atos libidinosos não foram gravados no hospital” informa HCTCO

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE