Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Nacional realiza “Abertura da Temporada de Montanhismo”

Evento terá ocupação simultânea de cumes e diversos atrativos culturais na sede Teresópolis

Terceira mais antiga e uma das mais importantes unidades de conservação ambiental do país, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é referência em pesquisa e também se destaca na conservação e divulgação de atrativos naturais, tendo como principal foco o montanhismo. Afinal, estão nos limites do PARNASO montanhas como o Dedo de Deus e a Verruga do Frade e destinos de trekking cobiçados por gente do mundo inteiro, como a Travessia Petrópolis x Teresópolis e a Pedra do Sino. E para marcar o início da melhor época para caminhar ou escalar nos municípios protegidos pelo parque, mais uma vez será realizado o tradicional evento de “Abertura da Temporada de Montanhismo”. Neste sábado e domingo, 03 e 04 de junho, pessoas de diversos municípios são esperadas na sede Teresópolis, acessada pela Avenida Rotariana, no Soberbo. Além da tradicional ocupação simultânea de cumes, diversos atrativos culturais serão oferecidos nesses dois dias. A ATM 2023 celebra a cultura do montanhismo e estimula atividades ao ar livre, promovendo o encontro de montanhistas, escaladores, artesãos, músicos, instituições e simpatizantes.

O evento é organizado pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Prefeitura de Teresópolis/secretaria municipal de Turismo e Associação Carioca de Turismo de Aventura. A programação de sábado começa cedo, por volta das 7h. Tradicionalmente, os montanhistas, integrantes de clubes e federações, ou independentes, ingressam nas trilhas para aproveitar os cumes dessa bonita cadeia de montanhas, retornando no final do dia para prestigiar os eventos na parte baixa do parque. Às 17h o evento terá um DJ e, a partir das 20h, música ao vivo para a confraternização dos participantes. Representantes de instituições de montanhismo e cultura participarão em estandes. Às 10h será realizada uma programação na trilha Juçara, às 11h oficina de slackline e às 14h um sarau musical.
No domingo, Pilates ao ar livre, a partir das 9h. Às 10h, trilha guiada (360). No mesmo horário, Yoga. Às 12h, ocorre mais uma oficina de slackline. Também ocorrerá nesse segundo dia um ciclo de palestras: 11h – “As grandes conquistas da Serra dos Órgãos”, com Marcello Medeiros; 12h – Oficina de shit tube, com Amarildo Chermont; 14h30 – “A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso”, com Rede Brsileira de Trilhas / Projeto Julietti Serrana, com trilha guiada para PCDS. Nos dois dias, praça de alimentação, artesanato e feira da Rede de Brasilidade Solidária. O evento tem entrada franca, mas estará sendo realizada uma ação solidária com doação de 1 kg de alimento não perecível e/ou produtos de higiene pessoal.

No sábado e domingo haverá oficina de slackline, uma boa oportunidade para os pequenos conhecerem essa atividade


Mais sobre o Parnaso
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais. Criado em 30 de novembro de 1939, o PARNASO é o terceiro parque mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileiras. É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.
Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país. Foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).

PROGRAMAÇÃO DA ATM

SÁBADO
7h – Invasão dos Cumes
9h – Encontro de instituições
10h – Trilha afetiva da Juçara
11h – Oficina de slackline
14h – Sarau musical
17h – DJ
20h – Música ao vivo
E ainda: apresentação de highline, praça de alimentação, artesanato e feira RBS.

DOMINGO
9h – Pilates ao ar livre
10h – Trilha Guiada (360, PCDs e neurodivergentes)
10h – Yoga
12h – Oficina de slackline
Ciclo de palestras
11h – “As grandes conquistas da Serra dos Órgãos”, com Marcello Medeiros
12h – Oficina de shit tube, com Amarildo Chermont
14h30 – “A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso”, com Rede Brsileira de Trilhas / Projeto Julietti Serrana, com trilha guiada para PCDS
E ainda: praça de alimentação, artesanato e feira RBS.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE