Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Nacional realiza “Abertura da Temporada de Montanhismo”

Evento terá ocupação simultânea de cumes e diversos atrativos culturais na sede Teresópolis

Terceira mais antiga e uma das mais importantes unidades de conservação ambiental do país, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é referência em pesquisa e também se destaca na conservação e divulgação de atrativos naturais, tendo como principal foco o montanhismo. Afinal, estão nos limites do PARNASO montanhas como o Dedo de Deus e a Verruga do Frade e destinos de trekking cobiçados por gente do mundo inteiro, como a Travessia Petrópolis x Teresópolis e a Pedra do Sino. E para marcar o início da melhor época para caminhar ou escalar nos municípios protegidos pelo parque, mais uma vez será realizado o tradicional evento de “Abertura da Temporada de Montanhismo”. Neste sábado e domingo, 03 e 04 de junho, pessoas de diversos municípios são esperadas na sede Teresópolis, acessada pela Avenida Rotariana, no Soberbo. Além da tradicional ocupação simultânea de cumes, diversos atrativos culturais serão oferecidos nesses dois dias. A ATM 2023 celebra a cultura do montanhismo e estimula atividades ao ar livre, promovendo o encontro de montanhistas, escaladores, artesãos, músicos, instituições e simpatizantes.

O evento é organizado pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Prefeitura de Teresópolis/secretaria municipal de Turismo e Associação Carioca de Turismo de Aventura. A programação de sábado começa cedo, por volta das 7h. Tradicionalmente, os montanhistas, integrantes de clubes e federações, ou independentes, ingressam nas trilhas para aproveitar os cumes dessa bonita cadeia de montanhas, retornando no final do dia para prestigiar os eventos na parte baixa do parque. Às 17h o evento terá um DJ e, a partir das 20h, música ao vivo para a confraternização dos participantes. Representantes de instituições de montanhismo e cultura participarão em estandes. Às 10h será realizada uma programação na trilha Juçara, às 11h oficina de slackline e às 14h um sarau musical.
No domingo, Pilates ao ar livre, a partir das 9h. Às 10h, trilha guiada (360). No mesmo horário, Yoga. Às 12h, ocorre mais uma oficina de slackline. Também ocorrerá nesse segundo dia um ciclo de palestras: 11h – “As grandes conquistas da Serra dos Órgãos”, com Marcello Medeiros; 12h – Oficina de shit tube, com Amarildo Chermont; 14h30 – “A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso”, com Rede Brsileira de Trilhas / Projeto Julietti Serrana, com trilha guiada para PCDS. Nos dois dias, praça de alimentação, artesanato e feira da Rede de Brasilidade Solidária. O evento tem entrada franca, mas estará sendo realizada uma ação solidária com doação de 1 kg de alimento não perecível e/ou produtos de higiene pessoal.

No sábado e domingo haverá oficina de slackline, uma boa oportunidade para os pequenos conhecerem essa atividade


Mais sobre o Parnaso
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais. Criado em 30 de novembro de 1939, o PARNASO é o terceiro parque mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileiras. É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.
Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país. Foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).

PROGRAMAÇÃO DA ATM

SÁBADO
7h – Invasão dos Cumes
9h – Encontro de instituições
10h – Trilha afetiva da Juçara
11h – Oficina de slackline
14h – Sarau musical
17h – DJ
20h – Música ao vivo
E ainda: apresentação de highline, praça de alimentação, artesanato e feira RBS.

DOMINGO
9h – Pilates ao ar livre
10h – Trilha Guiada (360, PCDs e neurodivergentes)
10h – Yoga
12h – Oficina de slackline
Ciclo de palestras
11h – “As grandes conquistas da Serra dos Órgãos”, com Marcello Medeiros
12h – Oficina de shit tube, com Amarildo Chermont
14h30 – “A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso”, com Rede Brsileira de Trilhas / Projeto Julietti Serrana, com trilha guiada para PCDS
E ainda: praça de alimentação, artesanato e feira RBS.

Edição 25/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homens armados invadem e roubam imóvel em Vieira

Prefeitura vai instalar duas faixas elevadas na Alberto Torres

Golpe “do classificado” faz mais duas vítimas em Teresópolis

Infestação de ratos fecha creche municipal em Teresópolis

Creci-RJ flagrou 28 pessoas exercendo ilegalmente a profissão de corretor em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE