Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Nacional realiza XV Encontro de Educação Ambiental

Gratuito, evento tem extensa programação na sede Teresópolis

Marcello Medeiros

Teve início nesta sexta-feira, 20, e segue neste sábado, 21 de outubro, o XV Encontro de Educação Ambiental da Serra dos Órgãos, realizado na sede Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Avenida Rotariana, Soberbo). Terceira mais antiga e uma das mais importantes do país, a unidade de conservação ambiental abre suas portas para apresentação de trabalhos e também atividades lúdicas, tendo como foco a o debate e ampliação da importante discussão sobre a responsabilidade do homem com o ambiente onde vive. O evento é gratuito e públicos de todas as idades podem participar.

No primeiro dia, foram realizadas atividades educativas, trabalho de educação ambiental envolvendo representantes dos municípios de Teresópolis, Magé, Petrópolis e Guapimirim, cidades onde o parque está presente, além de palestras como a de Breno Herrera, Gerente Regional Sudeste do ICMBio. Neste sábado, a programação tem início às 8h30, com atividade educativa intitulada “Conexão com a Natureza”. Às 9h30, educadores ambientais vão apresentar trabalhos, pesquisas e relatos. Durante todo o dia também serão realizadas oficinas educativas e uma feira de artesanatos, alimentos e bebidas, da Rede Brasilidade Solidária (RBS).

Mais sobre o PARNASO

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais. Criado em 30 de novembro de 1939, o PARNASO é o terceiro parque mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileiras. É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 quilômetros de subidas e descidas pela parte alta das montanhas. Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país. Foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).

Tags

Compartilhe:

Edição 05/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Nova avenida entra na fase final de construção em Teresópolis

Teresópolis ganha centros de referência para crianças neuroatípicas no aniversário de 134 anos

Prefeitura divulga pontos de ônibus temporários durante o desfile de aniversário de Teresópolis

134 anos: “Teresópolis será a capital da qualidade de vida”, destaca Leonardo Vasconcellos

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE