Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Nacional vai contratar agentes ambientais

Servidores terão vínculos temporários para atuar em Teresópolis e Guapimirim

Marcello Medeiros

Confirmada pela direção do Parque Nacional da Serra dos Órgãos a realização de mais um processo seletivo simplificado para a contratação de agentes temporários ambientais, servidores que serão acionados para atuar nas sedes Teresópolis e Guapimirim da unidade de conservação ambiental no próximo ano. “O Instituto Chico Mendes de conservação da Biodiversidade (ICMBio) abrirá inscrições para o processo seletivo de contratação de Agente Temporário Ambiental do Parque Nacional da Serra dos Órgãos para o ano de 2026. Serão ofertadas vagas divididas entre as sedes Guapimirim e Teresópolis”, informou o PARNASO em suas redes sociais.
As inscrições estão previstas para janeiro, mas ainda não informações sobre a data correta. “Organize seus documentos e aguarde novas informações! Não perca esta chance”, pontuou ainda a direção do Parque Nacional. No ano passado, foram abertas apenas duas oportunidades para Teresópolis, uma para trabalhar na parte alta da unidade de conservação e outra para a parte baixa, onde ficam o setor administrativo e trilhas como Mozart Catão e Cartão Postal, além de atrativos como a piscina natural. No processo seletivo de 2024 foi exigido ensino fundamental incompleto e oferecido vencimento de 1,5 salários-mínimos, mais benefícios, com contrato pelo período de dois anos.

Sem previsão de concurso
O esquema de contratação apenas por período temporário tem sido realizado pelo ICMBio porque, para a realização de um concurso público e contratação de maneira definitiva, o trâmite é mais complicado. Dessa maneira, se supre a necessidade de reforço em alguns serviços prestados diretamente à população ou cuidados necessários à preservação de fauna e flora, de maneira mais rápida. Mas, por outro lado, todos os anos é necessário realizar nova montagem de equipe e treinamento de pessoal. Um dos setores que sofre pela inexistência de um concurso público é da brigada de incêndio, o PrevFogo, que anualmente contrata, treina e dispensa pessoal no final do período de estiagem.

Teresópolis 04/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

No Conselhão, Lula pede fim da escala 6×1 e ações contra o feminicídio

Projeto ECOAR leva esporte, inclusão e cidadania a 8.600 famílias

Parque Nacional vai contratar agentes ambientais

‘Sonho Real’: Espetáculo de ballet infantil encanta o público na Casa de Cultura de Teresópolis

Música na Matriz apresenta o Coro de Câmara de Teresópolis neste domingo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE