Marcello Medeiros
Moradores da localidade de Parque Pessegueiros, uma das ‘divisões’ de Pessegueiros, às margens da rodovia BR-116, no Segundo Distrito, têm mais um motivo de preocupação para garantir o direito de ir e vir: boa parte da Rua Santa Mônica desmoronou em consequência do grande volume de chuvas entre o final da noite de quarta (04) e a madrugada desta quinta-feira (05). O desabamento ocorreu próximo onde há uma cascata e a situação, segundo relato de moradores, já vinha se agravando há alguns meses e sendo alertada ao poder público, que não realizou melhoria no sistema de escoamento da água e, agora, o problema tomou grandes proporções.
Em entrevista à TV Pessegueiros, o Presidente da Associação de Moradores de Pessegueiros, Michael Reis, atentou para o longo período de espera e o medo do que há por vir. “Há muitos anos a Rua Santa Mônica é precária; nessa madrugada houve esse grande deslizamento perto da cascata. No ano passado fizemos dois ofícios pedindo obra para esse local e agora será uma luta para reconstruir, para ter um acesso melhor”, pontuou.
Nas primeiras horas da manhã, estiveram na localidade equipes das secretarias municipais de Defesa Civil e Agricultura. A primeira realizou análise técnica do acontecido e riscos para o tráfego de veículos. A segunda, uma ação emergencial para tentar evitar que a continuidade das chuvas aumente ainda mais o problema. “Quando se chega aqui se assusta com o tamanho da barreira, mas nesse momento estamos fazendo um paliativo para evitar que caia mais água nessa encosta; isso para ganhar tempo para ver o que conseguimos fazer, um projeto mais firme, de contenção”, relatou também à TV Pessegueiros o Secretário de Agricultura, Marcos Costa.

Estágio de atenção
A Defesa Civil entrou em Estágio de Atenção devido aos acumulados significativos de chuva nas últimas 24 horas e ao aumento do risco de deslizamentos de terra. “A população deve ficar atenta a sinais de instabilidade em encostas e seguir as orientações oficiais. Fiquem atentos aos nossos alertas, e em caso de emergência ligue 0800 202 1066 ou 3644-6408 Atendimento Digital ao Cidadão”, divulgou a Defesa Civil de Teresópolis no final da manhã.
Nas últimas horas, ocorreram ainda um deslizamento de terra no Imbiú; enxurrada na Estrada do Salaco e Estrada Michael Hucker; e alagamentos nas seguintes ruas: Alexandre Fleming, Rui Barbosa, Carmela Dutra, Nova Friburgo, Doutor Oliveira e Paraná, além de trecho da rodovia RJ-130 em Albuquerque.

MAIORES VOLUMES DE CHUVA ENTRE QUARTA E QUINTA-FEIRA
Caleme – 74.6mm
Quebra Frascos – 73mm
Quinta Lebrão – 63.4mm
São Pedro – 60.94mm
Rosário – 56mm
Vale da Revolta – 45.8mm
Parnaso – 45.6mm
Coréia – 41.8mm
Posse – 46.2mm







