Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

PCERJ devolve 1,4 mil celulares recuperados aos seus proprietários

Esta é a maior iniciativa da Polícia Civil para combater toda a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de aparelhos móveis

O Governo do Rio de Janeiro devolveu, nesta terça-feira (22), 1,4 mil celulares recuperados pela Secretaria de Polícia Civil aos seus proprietários. A restituição é mais uma etapa da Operação Rastreio, a maior iniciativa do Estado para combater toda a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de aparelhos móveis. Cerca de 700 celulares foram entregues na Cidade da Polícia, 400 na Baixada Fluminense e 300 na Região Metropolitana e no interior. “A Operação Rastreio representa um compromisso firme do nosso governo com a segurança da população e com o enfrentamento direto ao crime organizado. A devolução desses celulares é mais do que a recuperação de um bem material. É a devolução da dignidade e da tranquilidade a milhares de pessoas. Vamos seguir ampliando essa iniciativa, com tecnologia, inteligência e integração, para cortar o mal pela raiz e construir um estado mais seguro para todos”, ressaltou o governador Cláudio Castro.

Os demais celulares apreendidos desde o início da Operação Rastreio estão sendo periciados e as investigações seguem para identificar e localizar os verdadeiros donos. No fim de junho, a Polícia Civil fez uma grande ação de devolução de aparelhos produtos de crime que estavam em posse de terceiros. Na ocasião, cerca de três mil novos usuários dos dispositivos foram comunicados que deveriam devolvê-los em um prazo de até 72 horas. Aproximadamente 1 mil pessoas procuraram as delegacias para fazer a entrega voluntária. Quem não colaborou será indiciado pelo crime de receptação. “Essa fase é só o início. Desde maio, já são mais de 270 presos e cerca de cinco mil aparelhos recuperados. O celular é um bem muito importante na vida das pessoas, seja para trabalho ou na vida pessoal, com dados e fotos que são muitas vezes memórias insubstituíveis. Estamos aqui devolvendo hoje esses telefones, mas a Operação Rastreio é permanente”, afirmou o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.

Além de focar na repressão aos crimes, a Operação Rastreio trabalha para mudar a cultura a respeito da compra de celulares. No dia 1º de julho, a Polícia Civil lançou o aplicativo Celular Seguro RJ, que permite o cadastro de IMEIs e a consulta de possíveis restrições aos telefones. Essa é uma ferramenta para que as pessoas possam checar a procedência do celular antes mesmo da compra, e é abastecida em tempo real, com dados de registros de ocorrências.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rio-Teresópolis: nova mudança no cronograma de obras na Serra

Matriz de Santa Teresa: nova praça e matriz ampliada para receber melhor a população

Teresópolis terá evento de cicloturismo e corrida em agosto

CEMUSA recebe a mais uma edição do ‘Domingão Zera Fila’

Teresópolis: Avenida será parcialmente fechada para treinos de corrida aos domingos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE