Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Pedido para regulamentação da Quinta Lebrão em Brasília

Deputado Hugo Leal pede providências ao Ministério da Economia

O deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) enviou indicação legislativa ao Ministério da Economia para a adoção de providências para a regulamentação das leis federais 13.240 e 13.813, de forma a permitir a regularização fundiária de imóveis de áreas como Quinta Lebrão, Fonte Santa, Álvaro Paná, em Teresópolis, além de milhares de outros em todo o país. "Nosso objetivo é resolver os problemas sociais decorrentes da ocupação irregular e predominantemente habitacional de imóveis do INSS, situados em áreas urbanas", explicou o parlamentar, que tomou a iniciativa após participar de audiência pública, em Teresópolis, com especialistas, autoridades do Judiciário, do Legislativo e Executivo.

No documento ao Ministério da Economia, ao qual estão subordinados, agora, os órgãos – o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social ), a Secretaria do Tesouro Nacional e a SPU (Secretaria de Patrimônio da União) – diretamente envolvidos na necessária regulamentação das leis, Hugo Leal explica que, desde 2014, vem acompanhando a situação da comunidade da Quinta do Lebrão e tentando ajudar na sua regularização fundiária, que é semelhante a de milhares de imóveis do INSS ocupados em regiões urbanas. "São comunidades consolidadas, integradas aos municípios, com imóveis sem interesse para o INSS. A solução é a transferência para a União para que eles sejam regularizados como parte da política habitacional com foco social", argumenta o parlamentar, coordenador da bancada do Rio no Congresso.

Na indicação legislativa, o deputado Hugo Leal defende a regulamentação do disposto no artigo 22 da Lei Federal nº 13.240, de 30/12/2015 (que permitia a transferência dos imóveis do INSS para a União), com a redação dada pela Lei Federal nº 13.813, de 09/04/2019. "Nota-se portanto que desde 2015 as partes envolvidas já poderiam estar criando as condições necessárias para a regularização fundiária nos imóveis do INSS, mediante a transferência das suas titularidades para o patrimônio da União, sem prejuízos para o INSS", afirma o parlamentar no documento, que lista dezenas de iniciativas de Hugo Leal – projetos de lei, emendas, indicações legislativas, ofícios – visando a regularização fundiária da Quinta do Lebrão e outros imóveis ocupados do INSS.. 

Hugo Leal defende que a regulamentação facilitaria a regularização fundiária e também a harmonização dos interesses em menor prazo. "É importante ressaltar que não há nenhum sentido que, de um lado, anualmente, a União socorra com recursos do Tesouro Nacional o INSS, cujos recursos próprios para o pagamento dos benefícios previdenciários são insuficientes e, de outro lado, também anualmente, fique prejudicada a política de regularização fundiária prevista inclusive em diversas normas federais e órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, Ministério Público Federal ou o Poder Judiciário Federal, sejam cobrados pelo INSS pela ocupação de seus imóveis, mas não disponham de recursos orçamentários ou financeiros para o pagamento de alugueis ou do preço por suas aquisições", argumenta o parlamentar do PSD em sua indicação legislativa.

No documento encaminhado pela Câmara, o deputado solicita ainda que o decreto de regulamentação preveja "um mecanismo de compensação financeira que possibilite a transferência de imóveis do INSS registrados em seu nome para a União (duas pessoas jurídicas de direito público) independente da sua avaliação; de mercado"; e que considere "situações nas avaliações e eventuais cobranças as ocupações de boa fé e desdobramentos decorrentes em relação às benfeitoras e/ou acessões, a prescrição e o estágio avançado ou o trânsito em julgado de ações de reintegração". A indicação legislativa de Hugo Leal requer, principalmente, que "após a transferência dos imóveis para a União, esta, quando for o caso, buscará a aplicação da Lei Federal nº 13.465, de 11/07/2017" – lei que dispõe sobre regularização fundiária urbana e rural.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE