Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Pedra do Triunfo, um ‘gigante’ no Parque Montanhas de Teresópolis

Acessada pelo Caleme, montanha é um verdadeiro mirante para as belezas do município

Criado em 06 de julho de 2009, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis protege uma riqueza ainda não totalmente conhecida em fauna e flora. E, também, permite conservar locais que merecem ser visitados pelas nossas futuras gerações. Uma das formações que estão na área da unidade de conservação ambiental é a Pedra do Triunfo, no bairro Caleme. Seu cume se eleva a 1730 metros de altitude e, antes mesmo do promontório, já é magnifica a vista para as belezas naturais de Teresópolis e região. Essa é um dos ‘gigantes’ desse parque, que é mais conhecido por trilhas como a da Tartaruga.
O início da caminhada é próximo ao final da Rua dos Canários, à esquerda, onde há indicação para o ‘Monte Carmelo’, um local utilizado para orações e de onde é possível ver bem de perto o desafio a ser cumprido. Não é uma trilha longa, são 6,5 quilômetros ida e volta, mas com um desnível de aproximadamente 700 metros, todos na metade dessa distância – a ida, logicamente.
Mas os trechos mais íngremes são recompensados para o grande número de locais onde se contempla ao fundo o Parque Estadual dos Três Picos, com um bonito ângulo das montanhas que dão nome a essa unidade e para a Mulher de Pedra. Flores como orquídeas amarelas e (Oncidium aloha), muitas bromélias (Alcantarea imperialis) e líquens avermelhados (Cryptothecia rubrocincta) são outros ‘colírios’ para a vista de quem vive a essência do montanhismo.

Laje e trecho mais íngreme
A trilha é dividida em ‘três partes’. Primeiro, até o Monte Carmelo. Depois, um trecho mais fechado, cortando uma área com muitas samambaias selvagens e outras espécies arbustivas, passando depois por um pequeno bosque tomado pelos avermelhados líquens. Por último, se cruza uma espécie de laje de pedra e depois o trecho mais íngreme, que conduz o caminhante até o cume. Caminhando sem pressa, são aproximadamente duas horas de subida. No último fim de semana, eu e amigos do Centro Excursionista Teresopolitano (CET) fizemos nesse tempo, caminhando sem pressa.

Serra dos Órgãos e Petrópolis
Além do excelente visual para o PETP, há muitos ângulos incomuns da Serra dos Órgãos, desde a ‘vizinha’ Pedra da Tapera até a Pedra do Sino, e para montanhas na região de Petrópolis. Para quem não tem idade da quantidade de cumes na cidade vizinha, fica outra dica de observação.

Trecho final da trilha, avistando as montanhas do Parque Municipal e ao fundo o PETP. Foto: Acervo Mochileiro

Motos na área do parque
Como ponto negativo, importante frisar o grande número de trilhas abertas para a prática do motocross na parte inicial do caminho. Nada contra a modalidade, mas o fato de abrir dezenas de acessos, um ao lado do outro, e permitir que a água desça por eles e faça grande estrago, causa dano enorme a locais como o Triunfo. O que chama a atenção é que o fato ocorre na área de parque montanhas, que parece desconhecer ou ignorar a necessidade de regulamentação de um caminho específico para tal.

Saiba mais
Destaque ainda para o visual para outros cumes no PNMMT, como Camelo, Tartaruga e Arrieiro. Para ver mais imagens e informações sobre essa e outras trilhas da região, acesse o Instagram @mochileiro_marcello e o Wikiloc, procurando por Marcello Medeiros.

Próximo ao ‘Monte Carmelo’ já se avista majestosamente a Mulher de Pedra.Foto: Acervo Mochileiro
Edição 31/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Não há solução simples para problemas complexos

Quando o amor vira dever: o abandono afetivo de idosos

O microempreendedor individual: dignidade e antagonismo

Pedra do Triunfo, um ‘gigante’ no Parque Montanhas de Teresópolis

Antiga Sudamtex: Prefeito anuncia parque urbano, centro de convenções e liberação da nova avenida em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE