Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Petrópolis pode ter cobrança por serviço de limpeza urbana

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis, expediu Recomendação para que a prefeitura de Petrópolis e a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (COMDEP) instituam cobrança pelos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos na cidade.

A promotoria ressalta que a Lei Federal 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê a obrigatoriedade de cobrança pela prestação dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos. A recomendação também considera relatório de análise de impacto regulatório elaborado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que aponta a ausência de cobrança como um dos fatores responsáveis pela baixa sustentabilidade financeira desses serviços.

O documento destaca que a regularização dos serviços de saneamento básico configura obrigação de relevante interesse ambiental. A recomendação ainda alerta que a coleta inadequada dos resíduos sólidos urbanos pode gerar problemas de saúde pública e o entupimento de sistema de drenagem associados a situação de desastres, enquanto a destinação inadequada dos resíduos urbanos tem o potencial de poluição do solo e das águas

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 20/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeito pede rigor na investigação de acidente em escola

Obras do multi hospital municipal de Teresópolis começam em janeiro

Corte da Barra tem vários fios soltos e presos à tela da contenção

Terceiro Distrito agora tem 140 Guardiões Mirins da Natureza

Casa do Papai Noel em fase final de montagem

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE