Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Pimenteiras, um bairro em transformação

Prédios compartilham a tranquilidade do lugar com maior número de pessoas

Wanderley Peres

Uma das mais importantes invenções do homem, a cidade é um elemento vivo e está sempre em movimento. Passa por transformações todos os dias, ao agregar elementos novos ao seu ambiente, mudando o seu meio para as adaptações que exige o seu crescimento. Onde havia uma vila com apenas dois bairros, Alto e Várzea, pouco mais de 100 anos atrás, quando deixou de ser freguesia de Magé, Teresópolis é agora uma cidade de porte médio. As transformações são inevitáveis, porque a demanda de ocupação do território exige e, também, porque as necessidades das pessoas mudam.
Décima nona do Estado em população, Teresópolis precisa dar condições de moradia aos seus quase 200 mil habitantes, espalhados em 49 bairros, que compõem o Primeiro Distrito de Teresópolis, e é a sede do município. E, assim, vimos os prédios substituindo as velhas chácaras e sítios, locais de veraneio dos moradores da Capital que já não querem mais o trabalho que dá a manutenção das grandes propriedades.


É o progresso, dirão uns. A especulação imobiliária, emendarão outros. Verdade é que a transformação é inevitável diante das necessidades que o crescimento exige. E a nossa cidade virou referência de segurança e qualidade de vida no estado que está cada dia mais inseguro e insalubre.
Entre tantos, um dos bairros de Teresópolis que tem mudado bastante sua realidade é Pimenteiras, que em breve vai ter centro comercial e até supermercado. Local de retiro até pouco tempo, próximo de tudo e ao mesmo tempo distante do burburinho que incomodava os retirantes de meados do século passado, o bucólico bairro de sítios e chácaras é agora um bairro residencial, de residências simples e elegantes, e de prédios, como vários outros bairros que são satélites do centro comercial da cidade.
O aumento da população está fazendo o comércio se desenvolver. Barzinhos vão se transformando em boas lanchonetes, vendas em mercadinhos. Salão de cabeleireiro, barbeiro, casa de festas, padaria, já tem duas… Os quartéis da Polícia Militar e dos Bombeiros, no bairro desde os anos 1970, garantem uma sensação de segurança aos moradores. A água mineral na fonte é outro atrativo.


De número 34 no Código de Bairros da cidade, o bairro Pimenteiras começa na rua Dr. Oliveira, pouco antes do número 320, onde funciona a Instituirão Maria de Nazareth. Deste ponto, “seguindo a linha de cumeada formada pelo morro em frente, abrangendo as vertentes à direita, até cruzar a dita linha com a Rua Oscar José Silva, na confluência com a Rua Pastor José Virgílio de Miranda, próximo ao prédio nº 15, onde a lombada delimita naturalmente os Bairros de Jardim Europa, Panorama e o que ora se descreve; daí, prossegue pela linha de cumeeira em frente, compreendendo as encostas à direita do caminhamento até cruzar dita linha com a lombada superior da Rua Guandu; deste ponto, prosseguindo pelos cumes das montanhas em frente, ou melhor, pelo longo espigão da serra que separa este Bairro de Corta Vento, Iucas e Quebra Frascos, até cruzar a referida linha de cumeada com a Estr. das Pimenteiras, na sua parte mais alta, na garganta da serra que separa Pimenteiras de Quebra Frascos; daí, segue novamente pela linha de cumeada em frente, com as mesmas características anteriores, compreendendo as propriedades das vertentes à direita, descendo pela referida linha, até a aba da montanha, pouco antes do prédio nº 320, da Rua Dr. Oliveira, origem da demarcação”, informa a lei 765, de 1974, que criou o Plano de Codificação, Toponímia e Delimitação dos Bairros e Localidades da Zona Urbana do município.


O bairro Pimenteiras é composto pelas ruas Oscar José da Silva, Guandu, Padre Antônio Vieira, Cristóvão de Barros, São Carlos, João Dias da Rosa, Jerônimo de Albuquerque,  Belchior Moreira, Felipe dos Santos, José Alvares Maciel, Claudio Manoel da Costa e Etelvino Dias da Rosa, um total de 12 ruas, e 11 servidões, de nomes Arruda, Nogueira, Pedro Branco, Margarida, Guilhermina Gomes Caldeira, Arlindo da Silva Dantas, Antônio Carlos da Silva, Domingos Teixeira, João Santos, Angélica e João Branco. Tem ainda uma estrada, que corta a localidade, Estrada das Pimenteiras, um caminho, Sem Nome, e duas praças: São Sebastião, que é o centro e maior referência da localidade e a praça João de Deus, que fica em frente aos quartéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE