Luiz Bandeira
Neste último domingo, por volta das onze horas da noite, câmeras de segurança flagraram o momento que um homem desembarca de um carro e arranca com as mãos uma muda de pinheiro da espécie Cipreste Italiano plantado em um canteiro na calçada de uma casa no bairro de Iúcas. Seria mais um furto sem maiores consequências para o infrator se não houvesse um sistema de segurança para flagrar o crime. O dono do imóvel não deixou por menos e, de posse das imagens, acionou a polícia. A PM conseguiu identificar o automóvel, seu proprietário e em menos de doze horas do furto chegou até o suspeito que teria confessado o crime. Apuramos que ele ainda tentou devolver aos policiais a planta furtada, mas foi conduzido ao local do crime para que ele mesmo replantasse o pinheiro de onde havia sido retirado.
O crime de furto é descrito como subtração, ou seja, diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência. O Código Penal prevê para o furto pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. A lei prevê aumento de pena para quem cometa o crime durante a noite, e para os casos de furto de pequeno valor, como neste caso, permite diminuição ou até perdão de pena, aplicando-se apenas a pena de multa, é o chamado furto privilegiado. Até o fechamento desta matéria não obtivemos informações sobre como foi enquadrado o homem flagrado cometendo o delito.
Homem flagrado furtando planta ornamental em canteiro na calçada de casa nas Iúcas
Esse crime é constantemente cometido nos canteiros de vários bairros da cidade, onde não há monitoramento. É o caso, por exemplo, das Hortênsias que foram plantadas por iniciativa de um grupo de empresários, adornando a entrada da cidade no soberbo, muitas mudas foram extraídas dos canteiros e sobraram poucas das que foram plantadas na ocasião do projeto inicial. Casos ainda mais graves são os furtos de animais de estimação, constantemente recebemos denúncias em nossas redes sociais, de pets de pequeno porte sendo furtados de dentro das próprias residências, deixando donos, muitas vezes crianças, desoladas sem seus animais. Para combater os crimes de furto o monitoramento por câmeras 24 horas tem sido usado com muita eficiência, sobretudo em ruas pouco movimentadas, como neste caso onde o criminoso não conseguiu sair impune e o prejuízo se resumiu ao tempo necessário para a reabilitação do pinheiro.