Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

PM de Teresópolis apreendeu 160 quilos de entorpecentes em oito meses

Maior volume foi de cocaína. 30º BPM também apreendeu 75 armas entre janeiro e agosto

Marcello Medeiros

Dados do setor de estatísticas do 30º Batalhão de Polícia Militar, que O Diário teve acesso com exclusividade essa semana, mostram o trabalho de enfrentamento ao tráfico de drogas têm sido bastante eficiente em Teresópolis. Nos oito primeiros meses do ano, o quartel local apreendeu 160 quilos de material entorpecente em diversos bairros do município. De acordo com o levantamento, liberado para nossa reportagem pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar, foram 86,2 quilos de cocaína e 73,8 quilos de Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha, faltando ainda contabilizar grande volume da mesma erva que foi recolhido em pequenas plantações no município – como ocorreu no fim de semana passado em Albuquerque. Ainda de acordo com dados compilados pela unidade – neste mesmo período – 411 criminosos foram presos e 30 adolescentes apreendidos. Outro número que chama a atenção é em relação ao número de armas de fogo retiradas de circulação nos primeiros oito meses do ano, 75.
Atualmente, o quartel do 30º BPM está sob o comando do Tenente Coronel Alex Marchito Soliva, que no início de setembro substituiu o Tenente Coronel Cardoso. Na solenidade, o Comandante relatou à Diário TV a preocupação com o tráfico.  “Realmente o uso de entorpecentes se enraizou em praticamente todas as comunidades, mas o quê a gente pode garantir é que a gente vai manter um combate incessante a quem resolver transgredir o ordenamento jurídico”. Também na ocasião, o Tenente Coronel Soliva enfatizou a importância da participação popular no trabalho da PM. “Não existe fazer polícia sem a participação da destinatária do nosso próprio serviço, então a gente pretende estreitar o máximo possível as nossas relações com a sociedade civil”. Denúncias sobre qualquer ato ilícito podem ser passadas para os telefones (21) 99817-7508 e 2742-7755 ou diretamente através do tradicional 190. Não é necessário se identificar. 

Plantações de maconha
No último fim de semana, policiais do 30º BPM foram destacados para a localidade de Albuquerque, às margens da rodovia RJ-130, a Teresópolis-Friburgo, para apurar informações sobre uma plantação de Cannabis sativa em uma residência. Além de plantar, os “agricultores” estariam comercializando maconha na comunidade, gerando assim insatisfação da vizinhança. No endereço indicado, os militares encontraram 73 pés da planta cujo plantio e utilização são considerados ilegais no país. Além da pequena plantação, em um dos cômodos do imóvel havia erva seca e prensada já pronta para a comercialização. Dois homens foram encontrados no local, sendo encaminhados para prestar depoimento na 110ª Delegacia de Polícia. Após autuação em flagrante pelo crime de tráfico, eles foram transferidos para unidade prisional da Polinter, no Rio de Janeiro. Foi apreendido um telefone celular que pode conter informações sobre possíveis clientes ou outros envolvidos no esquema. Realizaram a operação equipes dos setores PATAMO I e II, Supervisão de Oficial e Supervisão de Graduados. 

GCM no apoio
Além do empenho das guarnições do 30º BPM, algumas  operações de enfrentamento ao tráfico têm contado com o apoio da Guarda Civil Municipal, através do grupamento de cães farejadores, conhecido como K9. Na semana passada, por exemplo, foram realizadas duas apreensões de cargas de material entorpecente que estavam enterradas com o objetivo de tentar dificultar o flagrante.

Armas
Entre os dias 02 e 26 de setembro foram retiradas de circulação pistolas, revólveres e espingardas, além de grande volume de munições para tais armamentos. Em alguns casos, elas foram apreendidas em ocorrências envolvendo o tráfico de drogas – portando uma preocupação em serem utilizadas em situações de possíveis confrontos entre facções criminosas rivais e/ou para intimidação de desafetos. “Seguindo as diretrizes do Comandante da Unidade, Ten Cel PM Soliva,  as guarnições do 30° BPM intensificaram o policiamento com vistas a coibir os indicadores do Sistema de Metas, sendo eles: roubo de cargas, roubo de rua, roubo de veículos e letalidade violenta onde foram apreendidas no período de 02/09 à 26/09 o total de sete armas de fogo”, informou o Setor de Comunicação do quartel. Também de acordo com a nota, as apreensões foram: Uma pistola Taurus calibre 9mm; Uma pistola Bersa calibre 9mm; Um revólver calibre 38 da marca Smith & Wesson Special; Um revólver calibre 32; Duas espingardas calibre 28; Uma espingarda Rossi calibre 12. As armas e munições foram apresentadas e apreendidas na 110ª Delegacia de Polícia. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE