Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

PM do Rio usa aplicativo para combater roubo e furto de bicicletas

Ciclistas podem cadastrar suas bikes para ação mais rápida da polícia

Douglas Corrêa – Agência Brasil

Com o aumento de roubos e furtos de bicicletas em maio deste ano, de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), a Polícia Militar do Rio de Janeiro acaba de lançar uma nova funcionalidade no aplicativo 190RJ para reforçar a segurança de quem pedala pelas ruas das cidades fluminenses. Agora, ciclistas podem cadastrar suas bicicletas no aplicativo, inclusive o número do chassi, especialmente em modelos elétricos.

A novidade permite que, em caso de roubo ou furto, o usuário emita um alerta direto pelo celular, mesmo de outro aparelho. Com isso, a bicicleta passa a constar automaticamente nos sistemas da PM como furtada ou roubada, auxiliando no trabalho das equipes nas abordagens e aumentando as chances de recuperação do bem.

A iniciativa tem o apoio da Lev, empresa se junta à PM para promover inovação e segurança no uso da bike como meio de transporte sustentável.

“A nova funcionalidade do aplicativo 190RJ, que permite o cadastro de bicicletas, representa um avanço importante na prevenção e combate aos crimes de furto e roubo. Com esse recurso, o cidadão contribui diretamente com o trabalho da Polícia Militar, facilitando a identificação e a recuperação de bicicletas em situações suspeitas”, afirma o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes.

Para fazer o cadastro, basta acessar o app 190RJ, disponível para Android e iOS, selecionar a opção de Cadastro de Bike, preencher os dados e, no caso das bikes elétricas, inserir o número do chassi que pode ser encontrado na estrutura da bicicleta.

Dados do ISP
Em maio de 2025, o ISP divulgou dados sobre furtos e roubos de bicicletas no estado, com foco no aumento desses crimes. A análise indicou que o furto de bicicletas é o crime com maior percentual de crescimento no município do Rio, com um aumento significativo no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O furto de bicicletas no estado do Rio de Janeiro aumentou 59% no início de 2025. Na capital fluminense foi registrado até agora um crescimento de 106% em comparação com o ano anterior.

Tags

Compartilhe:

Edição 13/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Show com Leonardo confirmado na Feport

Alunos da Estácio de Teresópolis participam de congresso internacional em Brasília

Carro é furtado próximo ao terminal rodoviário da Várzea

Rio de Janeiro terá cadastro público para bloqueio de ligações de telemarketing

Apreensão de drogas em área de tráfico na Quinta Lebrão

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE