Operação de trânsito realizado pela Polícia Militar, com apoio da Guarda Civil Municipal, terminou com mais três motos em situação irregular apreendidas e encaminhadas para o Depósito Público Municipal, em Três Córregos. A ação ocorreu no último sábado na Ponte do Imbuí, acesso de bairros como Caleme, Parque do Imbuí, Cascata e Posse. No local, os agentes identificaram duas motos preparadas para trilha sendo utilizadas no trânsito, apesar de não possuírem placas, setas, retrovistores e outros acessórios obrigatórios. Uma delas, inclusive, não tinha qualquer tipo de registro. Além das “trilheiras”, foi recolhida uma Honda Titan de cor vermelha e uma Fiat Palio, veículos também com documentação irregular.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), qualquer veículo que circule em vias urbanas, incluindo todos os tipos de motocicletas, devem ser emplacadas e licenciadas, portanto estando o condutor de posse do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
Mesmo no caso das motos de trilha, é obrigatório que estejam equipadas com os dispositivos requisitados pelo CTB, como farol dianteiro, lanterna traseira, luz de freio, indicadores de direção), retrovisores, buzina, pneus em condições adequadas, sistema de escape em conformidade com os padrões estabelecidos e sistema de freios eficiente. Então, conforme o art. 230, inciso 5º, do Código de Trânsito Brasileiro, os veículos que não estejam registrados e devidamente licenciados, não podem andar em vias urbanas e públicas. Dessa forma, para utilização para a prática esportiva, é necessário levar o veículo preparado para tal até os locais de treino, em reboques ou caminhonetes, e, finalizada a “trilha”, realizar o procedimento para retornar para casa.
Motoqueiro empinando
No domingo, por volta das 10h, viatura da PMERJ estava em patrulhamento pela Rua Cecília Meirelles, em Santa Cecília, quando avistou o condutor de uma Honda CG fazendo “gracinhas” em via pública. Depois de empinar, ele percebeu a aproximação da viatura e tentou fugir, batendo em um piquete na calçada e caindo. Em seguida, tentou escapar novamente e quase atropelou o PM, sendo necessário o uso de força para contê-lo. O motoqueiro precisou de atendimento na UPA antes de ser autuado na delegacia.