Maria Eduarda Maia
Visando modernizar e aprimorar os sistemas prestados aos contribuintes, a Prefeitura de Teresópolis agora conta com um novo sistema de emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. O programa antigo foi definitivamente desativado desde a sexta-feira (11), dando lugar a um novo sistema de gestão do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). “Nós fizemos a mudança para unificar todos os sistemas. Antes trabalhávamos com sete sistemas que não se comunicavam, e agora todos os nossos sistemas se comunicam”, esclareceu o subsecretário de Finanças e Orçamento, Ewerton Silva, em entrevista à Diário TV, enfatizando que a alteração faz parte de um processo de modernização e aprimoramento dos serviços prestados aos contribuintes. “Buscamos isso para fazer uma melhoria e aceleração de todos os processos”, adicionou.
O subsecretário da pasta também contou que o sistema hoje se comunica com a receita diversa e outros setores de maneira igual. “Ele funciona da mesma forma, tentando mudar o mínimo possível”, pontuou Ewerton.
Treinamento
Para garantir uma transição segura e eficiente, foi oferecido um treinamento presencial para contadores e seus colaboradores, como contou o subsecretário Ewerton Silva. “As palestras foram realizadas para ter mais cuidado e trazer mais transparência para todos os contribuintes, explicando como iria funcionar o novo sistema”, declarou.
Usuários que utilizam webservice
Os contribuintes que utilizam integração via Webservice deverão realizar as devidas configurações com base no novo layout que será disponibilizado por meio de link oficial. Em caso de dúvidas técnicas sobre o Webservice, o canal de suporte específico é: notateresopolis@oppsistemas.com.br. O Manual ISSWeb pode ser acessado por meio do link https://www.teresopolis.rj.gov.br/wp-content/uploads/2025/07/Manual-ISSWeb-Teresopolis.pdf .
Prefeitura prorroga vencimento do ISSQN
Em decreto publicado na edição extraordinária de 18 de julho do Diário Oficial, a Prefeitura Municipal de Teresópolis prorrogou o prazo de vencimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), referente a junho de 2025, para o dia 25 de julho de 2025. A prorrogação tem como objetivo evitar prejuízos aos contribuintes, devido à excepcional inconsistência ocorrida no sistema de emissão de notas. Os pagamentos realizados até o dia 25 de julho de 2025, data estabelecida nos termos do Decreto, serão considerados como realizados dentro do prazo legal, sem a existência de qualquer juros ou multa.