Policiais Militares da 5ª Unidade de Policiamento Ambiental, com auxílio de uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) apreenderam neste domingo, 03, um balão com cerca de 20 metros no município de Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana. Os agentes lotados da UPAm Três Picos informaram que o balão foi apreendido na Estrada Areia Branca, na localidade conhecida como Japuiba. O material apreendido foi levado à 159ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 42 da lei de crimes ambientais. Tudo indica que tal balão é um dos muitos vistos na região de Teresópolis no fim de semana, colocando em risco residências e unidades de conservação ambiental como o Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Vale salientar que desde abril, está em vigor a 24ª edição da campanha “Disque Balão”, pertencente ao programa Linha Verde, que tem o objetivo de conscientizar e reforçar a população a denunciar esse tipo de atividade ilegal, que põe em risco a vida de pessoas, risco de incêndio em florestas, queimadas, da aviação civil e refinarias. Qualquer pessoa pode denunciar de forma anônima locais de fabricação, comercialização, soltura de balões, grupos de baloeiros e horários de festivais através dos telefones (21) 2253 1177 e 0300 253 1177 (interior do estado, custo de ligação local), ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, anonimato é garantido ao denunciante.
Flagrante de desmatamento
Pelo menos cinco mil metros quadrados de área degradada foram localizados e uma motosserra apreendida em Cachoeiras de Macacu, após fiscalização de policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos. Os agentes estiveram no bairro Japuiba para averiguar denúncias encaminhadas pelo Linha Verde (0300 253 1177) – o Disque Denúncia do Meio Ambiente – sobre desmatamento. Os agentes da 5ª UPAm informaram que na Fazenda Raiz da Serra, observaram na parte mais alta da propriedade, uma motosserra e diversos cortes seletivos de árvores de médio e grande porte com características de nativa do bioma mata atlântica. Isso tudo a menos de 30 metros de distância de um curso de água natural perene, configurando assim uma área de preservação permanente e protegida pelo Código Florestal Brasileiro, no interior do Parque Estadual dos Três Picos. Foi feito contato com um homem que estava carregando uma carrocinha com madeiras e logo após, se identificou um outro homem informando ser o responsável pelo corte das árvores e da motosserra. “O caseiro da propriedade se apresentou aos policiais militares e informou ter autorizado o corte das árvores, porém, quando questionado acerca das autorizações ambientais, ele respondeu não as possuir. Por conta dos fatos, todos foram encaminhados à 159ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Vale ressaltar que a proprietária do terreno não se encontrava e segundo a distrital, será intimada posteriormente”, divulgou a UPAm.