Cumprindo ordem de policiamento com objetivo de averiguar denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) sobre possível construção irregular em área de preservação permanente e abastecimento de água de uma nascente para um prédio com oito apartamentos, policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos estiveram em Teresópolis no último, 12, onde constataram a existência de uma construção irregular em solo não edificável.
“A equipe da 5ª UPAm se deslocou à Alameda Caxinauas, na Granja Guarani e, durante a fiscalização no local denunciado, observaram a construção de uma casa a cerca de um metro da margem do curso de água de um córrego, estando assim em desacordo com as medidas estabelecidas conforme lei 12.651/12. Os agentes então questionaram o acusado sobre aquela obra e o mesmo informou não possuir nenhuma licença ambiental. Diante dos fatos, os militares procederam à 110ª DP, onde a ocorrência foi registrada”, informa a Polícia Militar Ambiental, na página do Disque Denúncia.
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
Polícia Ambiental identifica construção irregular a menos de um metro de um corpo hídrico em Teresópolis. Foto: 5ª UPAM/Três Picos