Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Polícia Ambiental identifica desmatamento em Teresópolis

5ª UPAm registrou o crime contra a flora em uma área de aproximadamente mil metros

Uma denúncia sobre extração irregular de árvores feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – fez com que o grupamento especializado da Polícia Militar subisse a serra para averiguar informações. Agentes da 5ª UPAm identificaram a degradação ambiental de uma área com cerca de mil metros quadrados no bairro Jardim Europa. “De posse das informações, a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, subordinada ao Comando de Polícia Ambiental, se deslocou à Rua Durval Fonseca, onde no local denunciado, observou diversos cortes seletivos em árvores com características aparentemente nativas, em estágio médio e avançado de regeneração do bioma Mata Atlântica”, informa o site do Linha Verde.
Diligências foram realizadas no entorno a fim de identificar possíveis suspeitos, mas sem sucesso. Também não foram encontradas placas indicativas de licenciamento para as atividades ali desenvolvidas e, por esse motivo, os policiais militares procederam à 110ª Delegacia de Polícia, onde a ocorrência foi registrada. Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no Facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

Passarinhada em Friburgo
O policiais militares também conseguiram apreender 11 pássaros da fauna silvestre brasileira que eram mantidos em cativeiro no distrito de Riograndina, em Nova Friburgo. Apurando denúncia feita ao Linha Verde, a equipe da 5ª UPAm esteve na Rua Vicente Libonato e observou quatro gaiolas penduradas no portão de uma residência, em que as aves estavam sem anilhas de identificação. Foi feita tentativa de contato com o morador da residência, mas sem sucesso. Desta forma, os policiais recolheram os animais e, quando se dirigiam à 151ª DP para registrar a ocorrência, observaram outra casa com várias gaiolas penduradas. O responsável pelas aves, quando questionado, informou não possuir nenhuma documentação dos animais e por esse motivo, foi convidado a acompanhar os policiais até a delegacia. Ao todo, foram encontrados cinco coleiros, dois pixanxão, um bigodinho, um tico tico, um azulão e um corrupião. Todos foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde serão reintroduzidos ao habitat natural.

Edição 02/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ChocoSerra 2025 transforma o Espaço Higino em palco de chocolate, cultura e história

Parque Montanhas, um convite para iniciar no montanhismo

Saiba como participar da Feira da Serra em Teresópolis

Patrimônio do esporte, praça que homenageia Brian Santos pede socorro

Inverno ‘de verdade’ faz sucesso na Região Serrana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE