A criação ou fortalecimento de núcleos de inteligência nas delegacias da Região Serrana, ao longo do ano passado, para o combate de crimes de roubos de celulares e veículos, vem diminuindo os índices de diversos crimes. A iniciativa da Polícia Civil direciona agentes especializados para a coleta minuciosa de depoimentos, buscas de imagens de câmeras de segurança e demais diligências para a elucidação dos casos. Os policiais também ficam atentos em caso de falsa comunicação de crime, cometido para a suposta vítima receber o seguro do celular ou veículo de forma ilegal.
Os resultados desse trabalho podem ser observados nos dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Em 2023, os roubos de rua apresentaram uma redução de 14,5%, em comparação ao ano anterior. Os dados representam o menor valor para o acumulado desde o começo da série histórica, em 2003.
O diretor do 7ª Departamento de Polícia de Área (DPA), delegado Márcio Braga, também ressalta a importância da integração das forças de segurança na redução significativa dos índices de criminalidade. “O trabalho integrado possibilita que os números de crimes sejam extremamente baixos, muitas das vezes até zerados. A cidade de Nova Friburgo, por exemplo, não apresenta roubo de carga há mais de dois anos e há mais de 100 dias não registra roubos de veículos”.
Em 2023, a Região Serrana apresentou apenas dois roubos de carga, contra seis registros no ano anterior. Já o latrocínio, roubo seguido de morte, não há nenhum caso há onze meses. O ISP também registrou queda de 20,4% no total de roubos em 2023, na comparação com o ano anterior. E houve aumento de 11,5% na recuperação de veículos roubados.