Luiz Bandeira
Policiais Civis da 110ª DP, em parceria com a Coordenação de Bem-Estar Animal (COPBEA), da Prefeitura de Teresópolis, realizaram mais uma operação para combater crimes de maus-tratos contra animais no município. A ação foi motivada por denúncias recebidas e por vídeos que circulavam nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver um carro estacionando na Rua Augusto Sevilha, no Meudon, de onde dois homens desembarcam, abrem o porta-malas e retiram cinco filhotes e uma fêmea adulta. Após o abandono, o motorista quase atropela os animais ao deixar o local.
Durante a operação, a Polícia Civil, em colaboração com a COPBEA, identificou os dois envolvidos. Um deles foi preso em flagrante, enquanto o outro foi indiciado e responderá em liberdade por ter saído do período de flagrante. Os animais foram resgatados em estado de abandono e maus-tratos. Os filhotes receberam atendimento veterinário e foram encaminhados para um abrigo provisório. A Diário TV conversou com o Delegado Adjunto da 110ª DP, Guilherme Ferrite, que liderou a equipe responsável pela prisão e identificação dos autores.
“Tomamos conhecimento dessa ação através de um vídeo que viralizou durante a noite. Assim que a Polícia Civil teve acesso ao material, mobilizamos nossas equipes para identificar os responsáveis e capturá-los. Precisamos adotar uma estratégia diferenciada para a captura, já que os suspeitos estavam em fuga, cientes de que a polícia os procurava. No entanto, nossa equipe, de forma eficiente, conseguiu prender um dos autores e identificar o outro”, pontuou.
Ferrite também destacou a atuação conjunta com a COPBEA, que tem gerado resultados positivos em Teresópolis: “Temos trabalhado intensamente em parceria com a COPBEA, o que tem trazido muitos frutos tanto para a cidade quanto para o combate aos crimes de maus-tratos, que têm se mostrado frequentes aqui. A polícia está sempre à disposição da população e, em casos de denúncias, vamos investigar e, se for comprovado o crime, responsabilizar os envolvidos”.
Faça sua parte, denuncie
Josiane Domingos, da COPBEA, ressaltou a importância da participação da população no combate aos crimes contra animais e pediu mais colaboração nas denúncias. “É fundamental que as denúncias sejam feitas com o máximo de detalhes possíveis. A Polícia Civil tem sido uma parceira importante nesse processo, unindo forças com a gente. Mais uma vez, peço à população que utilize o eOuve ou nosso canal de WhatsApp para fazer denúncias. Estamos sempre disponíveis e, com a nova gestão, tenho certeza de que a situação da causa animal em Teresópolis irá melhorar consideravelmente”, projetou Josi, da COPBEA.
Como denunciar
Denúncias de maus-tratos e de abandono de animais podem ser feitas para a COPBEA através da Ouvidoria Geral do Município, por meio do aplicativo eOuve ou pelo WhatsApp (21) 98596-7091. “Maus tratos é crime, a pessoa tem que se conscientizar. Querem ter cachorro, gato, qualquer tipo de animal, tem que tratar da forma adequada. Se não tratar, a polícia vai ter que atuar, fazer cumprir a lei”, destaca o Delegado Ferrite.
O que prevê a Lei
A sanção para maus-tratos a animais no Brasil é pena de detenção e multa, de acordo com a Lei nº 9.605/1998. As penas previstas são as seguintes: Maus-tratos sem agravantes – detenção de 2 meses a 1 ano ou multa; Lesão corporal grave – reclusão de 1 a 4 anos; Morte – reclusão de 4 a 12 anos.