Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Polícia Civil identifica e autua homens que abandonaram seis cachorros em Teresópolis

Ação criminosa foi registrada por circuito de segurança. Animais ainda quase foram atropelados pelos autores

Luiz Bandeira

Policiais Civis da 110ª DP, em parceria com a Coordenação de Bem-Estar Animal (COPBEA), da Prefeitura de Teresópolis, realizaram mais uma operação para combater crimes de maus-tratos contra animais no município. A ação foi motivada por denúncias recebidas e por vídeos que circulavam nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver um carro estacionando na Rua Augusto Sevilha, no Meudon, de onde dois homens desembarcam, abrem o porta-malas e retiram cinco filhotes e uma fêmea adulta. Após o abandono, o motorista quase atropela os animais ao deixar o local.

Filhotes abandonados receberam tratamento veterinário e em breve estarão disponíveis para adoção consciente. Foto: PCERJ

Durante a operação, a Polícia Civil, em colaboração com a COPBEA, identificou os dois envolvidos. Um deles foi preso em flagrante, enquanto o outro foi indiciado e responderá em liberdade por ter saído do período de flagrante. Os animais foram resgatados em estado de abandono e maus-tratos. Os filhotes receberam atendimento veterinário e foram encaminhados para um abrigo provisório. A Diário TV conversou com o Delegado Adjunto da 110ª DP, Guilherme Ferrite, que liderou a equipe responsável pela prisão e identificação dos autores.


“Tomamos conhecimento dessa ação através de um vídeo que viralizou durante a noite. Assim que a Polícia Civil teve acesso ao material, mobilizamos nossas equipes para identificar os responsáveis e capturá-los. Precisamos adotar uma estratégia diferenciada para a captura, já que os suspeitos estavam em fuga, cientes de que a polícia os procurava. No entanto, nossa equipe, de forma eficiente, conseguiu prender um dos autores e identificar o outro”, pontuou.
Ferrite também destacou a atuação conjunta com a COPBEA, que tem gerado resultados positivos em Teresópolis: “Temos trabalhado intensamente em parceria com a COPBEA, o que tem trazido muitos frutos tanto para a cidade quanto para o combate aos crimes de maus-tratos, que têm se mostrado frequentes aqui. A polícia está sempre à disposição da população e, em casos de denúncias, vamos investigar e, se for comprovado o crime, responsabilizar os envolvidos”.

Maus tratos é crime, a pessoa tem que se conscientizar. Querem ter cachorro, gato, qualquer tipo de animal, tem que tratar da forma adequada. Se não tratar, a polícia vai ter que atuar, fazer cumprir a lei”, destaca o Delegado Ferrite. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Faça sua parte, denuncie
Josiane Domingos, da COPBEA, ressaltou a importância da participação da população no combate aos crimes contra animais e pediu mais colaboração nas denúncias. “É fundamental que as denúncias sejam feitas com o máximo de detalhes possíveis. A Polícia Civil tem sido uma parceira importante nesse processo, unindo forças com a gente. Mais uma vez, peço à população que utilize o eOuve ou nosso canal de WhatsApp para fazer denúncias. Estamos sempre disponíveis e, com a nova gestão, tenho certeza de que a situação da causa animal em Teresópolis irá melhorar consideravelmente”, projetou Josi, da COPBEA.

Como denunciar
Denúncias de maus-tratos e de abandono de animais podem ser feitas para a COPBEA através da Ouvidoria Geral do Município, por meio do aplicativo eOuve ou pelo WhatsApp (21) 98596-7091. “Maus tratos é crime, a pessoa tem que se conscientizar. Querem ter cachorro, gato, qualquer tipo de animal, tem que tratar da forma adequada. Se não tratar, a polícia vai ter que atuar, fazer cumprir a lei”, destaca o Delegado Ferrite.

O que prevê a Lei
A sanção para maus-tratos a animais no Brasil é pena de detenção e multa, de acordo com a Lei nº 9.605/1998. As penas previstas são as seguintes: Maus-tratos sem agravantes – detenção de 2 meses a 1 ano ou multa; Lesão corporal grave – reclusão de 1 a 4 anos; Morte – reclusão de 4 a 12 anos.

Edição 21/02/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis: Fogaréu em redes de energia, telefonia e internet destruídas na Várzea

Dicas para realizar atividades ao ar livre em dias de altas temperaturas

Perfil fake utilizado para caluniar ou se apropriar de conteúdo digital pode render cadeia

Moraes nega pedido de Bolsonaro para entregar defesa em 83 dias

Prefeitura realiza encontro com catadores de recicláveis no lixão

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE