Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Polícia Civil identifica e vai indiciar atropelador de cachorro

Entendimento da autoridade policial é que motorista agiu de maneira intencional e causou a morte do animal

Marcello Medeiros

No último fim de semana, viralizou nas redes sociais um vídeo onde o condutor de um VW Polo de cor preta atropela um cachorro e segue sem sequer parar para prestar socorro. A situação ocorreu no “Pião”, no Segundo Distrito, e a imagem causou comoção e revolta porque a impressão que se tem é que o motorista agiu de maneira intencional. E esse foi o entendimento da autoridade policial do município, que desde a divulgação da imagem trabalha na identificação do condutor do veículo, o que ocorreu nesta terça-feira (06). Trata-se de um jovem de 29 anos, residente na localidade que fica na divisa entre Teresópolis e Sapucaia. Em entrevista ao Diário, o Delegado Marcio Dubugras relatou que ele vai responder criminalmente por maus tratos a animais.

“Ele já foi intimado e será indiciado por crime na Lei de Meio Ambiente, com pena que pode chegar a seis anos de reclusão. Ele vai responder a processo por ter cometido esse ato extremamente grave”, explica o Delegado Marcio Dubugras. Foto: Gilberto Oliveira

“Recebemos esse vídeo que aparece uma pessoa que de forma absurda atropela um cachorro que estava na sua, onde se vê que o veículo desvia a rota e atropela intencionalmente o cachorro, causando sua morte. Com a placa, descobrimos de quem era o veículo e fizemos diligências no sentido de identificar se o proprietário era quem realmente havia atropelado o cão. Descobrimos que esse veículo foi vendido para várias pessoas, mas conseguimos identificar quem estava conduzindo. Ele já foi intimado e será indiciado por crime na Lei de Meio Ambiente, com pena que pode chegar a seis anos de reclusão. Ele vai responder a processo por ter cometido esse ato extremamente grave”, explica Dubugras.
Ainda na fala exclusiva à nossa reportagem, o Delegado Titular da 110ª DP esclareceu os questionamentos de internautas sobre o motivo de tal pessoa não ter sido levada para a cadeia diante do que se percebe nas imagens. “Só podemos prender quem esteja em flagrante delito, está cometendo crime ou acabou de cometer, ou em razão de ordem judicial. Pelo tempo que já passou, não podemos em flagrante delito. Então agora é o caso da Justiça decidir se vai emitir ordem de prisão ou não, então não depende da gente. Mas se a Justiça emitir essa ordem, vamos cumprir a prisão”, pontuou.

Não teria sido proposital
Em contato com nossa redação, através das redes sociais, uma pessoa que seria familiar do condutor do Polo, além de tentar fazer com que a imagem fosse apagada, alegou que o motorista não teve a intenção de atropelar o animal, que dormia em via pública, “mas que seguiria para a via lateral à principal e, em seguida, decidido retornar à esquerda, atingindo sem querer o cachorro”. Tal explicação deve ser dada, em breve, aos investigadores da 110ª Delegacia de Polícia, quando o morador de Vila do Pião comparecer para prestar depoimento.

Maus tratos no bairro da Tijuca
Nesta terça-feira (06), a equipe da Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal (COPBEA), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, resgatou um cachorro abandonado em uma casa localizada na Rua Prefeito Monte, no bairro da Tijuca. A operação foi realizada em parceria com a 110ª Delegacia de Polícia Civil. “A ação ocorreu a partir de denúncia feita pela protetora Bebete Filpi, do Grupo Estimação. Ao passar pelo local, a protetora percebeu que os donos da casa haviam se mudado e deixado o animal para trás, o que caracteriza maus-tratos, e prontamente acionou os órgãos competentes”, informa a PMT.
Participaram do resgate a coordenadora da COPBEA, Josiane Domingos, que fez o registro da ocorrência, junto com a equipe, e o delegado Guilherme Ferrite, adjunto da 110ª Delegacia Policial, acompanhado pelo oficial de cartório Diogo Müller. Sem machucados aparentes, o cachorro adulto e sem raça definida foi encaminhado para o Centro de Triagem Animal da Prefeitura, onde passará por avaliação de médica veterinária e ficará à disposição para adoção responsável.

Como denunciar
Denúncias de maus-tratos e de abandono de animais pode ser feitas para a COPBEA através da Ouvidoria Geral do Município, por meio do aplicativo eOuve ou pelo Whatsapp da TIA – Teresópolis Inteligência Artificial (21) 2742-8264.


Edição 18/09/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Unidades de conservação são reabertas após queda nos incêndios

Falso missionário aplica golpe e toma R$ 11 mil de idosa em Teresópolis

Diário TV: Definidas as regras para o debate dos candidatos a prefeito em Teresópolis

Entidades assinam termo de cooperação para ajudar moradores de rua

Unifeso abre com aulas gratuitas de natação, hidroginástica e treinamento funcional

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE