Luiz Bandeira
A Polícia Civil de Teresópolis realizou, nesta terça-feira (02), a incineração de aproximadamente meia tonelada de drogas apreendidas em operações contra o tráfico nos últimos seis meses. A ação, conduzida pela 110ª Delegacia Policial, foi autorizada pelo Poder Judiciário após perícia do material recolhido pela Polícia Civil e pela Polícia Militar. De acordo com o delegado titular da PCERJ no município, Márcio Dubugras, a quantidade destruída reforça a intensidade do trabalho policial no combate ao tráfico na cidade. Segundo ele, “foram aproximadamente 500 quilos de drogas apreendidas pelas polícias Civil e Militar nesse período. Depois que são apreendidas, elas são periciadas, e a gente representa ao Poder Judiciário para obter a ordem de incineração. Hoje fizemos essa ação referente aos últimos seis meses.”
Entre o material incinerado estavam maconha, cocaína, crack e outras substâncias ilícitas. Apesar do resultado positivo das operações, Dubugras alerta para o alto consumo de drogas no município, um fator que, segundo ele, alimenta diretamente a estrutura criminosa. “Infelizmente, a gente tem um alto consumo de drogas em Teresópolis. São muitos usuários, e isso fortalece os traficantes”, afirma.
O delegado também relaciona o problema ao aumento da violência em determinadas regiões da cidade. “É por isso que às vezes observamos homicídios aqui, justamente pela disputa territorial entre duas facções que atuam no município. Os usuários contribuem, sim, para que esses traficantes realizem outros crimes”. Dubugras relembra, inclusive, um caso recente que chamou atenção da polícia e da população: “Na semana retrasada aconteceu de uma pessoa matar outra por causa do uso de crack. Isso mostra como essas drogas contribuem para a violência na cidade.”
A Polícia Civil informou que novas ações de repressão ao tráfico estão previstas e que a incineração do material apreendido seguirá sendo realizada periodicamente, de acordo com as autorizações judiciais.









