Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Polícia Civil prende colombianos que extorquiam comerciantes e empresários em Teresópolis

Homens fariam parte de bando de milícia inspirada em criminoso conhecido como ‘El Quesero’

Agentes da 110ª Delegacia de Polícia, em investigação comandada pelos Delegados Marcio Dubugras (Titular) e Douglas Almeida (Adjunto), prenderam em Teresópolis dois colombianos acusados de participar de uma suposta milícia que seria inspirada em um bando comandado, na Colômbia, por um homem conhecido como ‘El Quesero’ (o queijeiro). Eles foram autuados em flagrante na região central do município com a acusação de extorquir comerciantes e empresários locais que fizeram ‘empréstimos’ com o grupo criminoso e não conseguiram pagar devido aos trâmites ilegais promovidos por eles, que mesmo após a quitação dos valores continuavam intimidando os ‘clientes’.

“Os investigadores tomaram conhecimento de que um grupo de colombianos estaria emprestando dinheiro a juros e cobrando juros exorbitantes aos comerciantes e, quando estes tentavam quitar suas dívidas, eram compelidos a pagar três vezes o valor mesmo já tendo pago as parcelas de juros mensais. As investigações prosseguem no sentido de descortinar se o grupo de fato vinha agindo como uma espécie de milícia, porém com um modus operandis desenvolvido na Colômbia na década de 90. Na ocasião o pseudo empresário ‘El Quesero” emprestava dinheiro aos comerciantes e após esses não conseguirem pagar as dívidas que viravam verdadeiras bolas de neve, ele virava sócio, aproveitando para lavar dinheiro de atividades ilícitas”, informa a PCERJ.

As investigações apontam que o grupo vem agindo na Capital, em cidades da Região Serrana, Baixada Fluminense e em outros Estados da Federação e que o mentor intelectual do bando emana as ordens direto da Colômbia. Os dois ficaram acautelados na 110ª DP e posteriormente serão encaminhados para o sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. Eles foram autuados pelos crimes de extorsão e usura.

Teresópolis – dia 03/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

PF prende Rodrigo Bacellar por suspeita de vazar informações sigilosas

Alunos da rede municipal assistem à primeira exibição do filme ‘Rio de Clarice’

Saúde: novo laboratório de análises clínicas no SPA Eitel Abdallah

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência reforça a importância da inclusão

Polícia Civil incinera meia tonelada de drogas apreendidas em operações em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE