Luiz Bandeira
Uma operação conjunta entre a 110ª Delegacia de Polícia, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal desarticulou neste fim de semana uma célula ligada a uma facção criminosa que tentava se estabelecer em áreas rurais de Teresópolis. Três adultos foram presos em flagrante e um menor foi apreendido durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na localidade de Bonsucesso, no Terceiro Distrito.
A ação foi coordenada pelo delegado titular Dr. Márcio Dubugras e pelo delegado adjunto Dr. Guilherme Ferrite, e contou com o apoio de um cão farejador da Guarda Civil e equipe do 30º BPM para o cumprimento de mandados expedidos pela Justiça. Segundo a polícia, o grupo era vinculado ao Comando Vermelho e buscava expandir o tráfico de drogas para regiões de difícil acesso, longe dos centros urbanos.
Durante as buscas, os agentes encontraram uma quantidade expressiva de drogas, incluindo maconha, cocaína e crack, além de materiais usados no preparo e na venda dos entorpecentes. “A gente tinha informações sobre uma possível carga de drogas na região e fomos cumprir o mandado. Com o auxílio do cão farejador da Guarda Municipal, conseguimos localizar ainda mais entorpecentes escondidos”, explicou o delegado Guilherme Ferrite.
Cerco e prisão do grupo
Com a movimentação policial, parte do grupo tentou fugir em direção a municípios vizinhos, mas foi interceptada após um cerco montado pelos agentes. Além das prisões, a polícia também recolheu materiais utilizados para fracionar e embalar os entorpecentes. “Um dos menores foi apreendido guardando a droga, e os demais adultos estavam com quantidades significativas de substâncias ilícitas. Tivemos relatos de que o grupo estaria armado, mas nenhuma arma foi localizada. Sabemos que esses criminosos enterram tanto armas quanto drogas em locais afastados de suas residências”, destacou Ferrite.
Facção tentava se infiltrar em áreas remotas
As autoridades policiais alertam para o movimento de expansão de facções criminosas para áreas mais afastadas do município. O objetivo seria dificultar a ação das forças de segurança, aproveitando a distância e o acesso limitado. “A gente tem visto essa tentativa de avanço das facções para áreas remotas, justamente por causa da dificuldade de a polícia operar nesses locais. Mas isso não significa que vamos fechar os olhos. Ao contrário, vamos agir com mais força nessas regiões”, afirmou o delegado.
A operação é parte de uma série de ações estratégicas para conter o tráfico em Teresópolis e impedir a instalação de células criminosas em áreas rurais. As investigações continuam com o objetivo de localizar outros integrantes do grupo.
Denúncias anônimas
A Polícia Civil reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos seguintes canais: Disque Denúncia: (21) 2253-1177; WhatsApp da 110ª DP: (21) 98596-7436; O sigilo é garantido.