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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Polícia investiga utilização de ‘chupa cabra’ em agência bancária em Teresópolis

Cliente do Bradesco alega ter sido vítima de golpe em caixa eletrônico, perdendo mais de R$ 3 mil

Alegando um prejuízo de R$ 3.250, um cliente do Banco Bradesco, em Teresópolis, registrou na 110ª Delegacia de Polícia golpe de estelionato que segundo ele ocorreu no interior do setor de caixas eletrônicos da agência, na Várzea. O homem contou ter tido dificuldade para acessar o equipamento, com a realização da biometria, aparecendo na tela mensagem de recadastramento. Ao trocar de caixa, a mesma mensagem. Em seguida, entraram em cena dois homens informando que “ele havia deixado a tela de utilização aberta”, com a portinhola do dinheiro liberada, e que “se não fizesse o recadastramento da biometria continuaria aberto e qualquer um poderia acessar sua conta”. A vítima alega ainda que não haviam nenhum funcionário que pudesse ajuda-lo e que, dessa forma, acabou seguindo tal orientação.
Somente no dia seguinte ele constatou a transferência do valor acima para uma conta desconhecida. Diante da história contada na 110ª DP, tudo indica que os estelionatários montaram algum esquema para copiar os dados e biometria da vítima, o chamado ‘chupa cabra’, se aproveitando da dificuldade do idoso para conseguir acessar posteriormente sua conta. A Polícia Civil apura o caso e, com ajuda das imagens do circuito de segurança, pode chegar aos autores do golpe.

O que fazer
O golpe do ‘chupa-cabra’ em caixas eletrônicos é uma fraude que visa obter dados do cartão e senhas de clientes bancários. Os criminosos instalam dispositivos nos caixas eletrônicos que retêm o cartão ou copiam as informações do cartão e da senha. Com posse dessas informações, eles podem realizar saques ou compras não autorizadas. O que fazer se você for vítima: – Bloqueie o cartão imediatamente: Entre em contato com o banco para bloquear o cartão e evitar novas transações. – Registre um boletim de ocorrência: Vá à delegacia e registre um boletim de ocorrência, relatando o golpe. – Entre em contato com o banco: Formalize uma reclamação junto ao banco, informando sobre a fraude e solicitando a devolução dos valores. Outra dica é não aceitar ajuda de ninguém que não esteja devidamente uniformizado e identificado.

Edição 17/06/2025
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