O final da noite da última quarta-feira (09) foi de grande prejuízo para uma facção criminosa do Rio de Janeiro que tenta ampliar o movimento de venda de drogas em Teresópolis. Guarnições do 30º Batalhão de Polícia Militar conseguiram interceptar um carregamento de drogas que seria distribuído em bairros onde o bando tenta implementar suas ações delituosas, como Barra do Imbuí, Paineiras e Vila Muqui. O valor estimado da carga que continha embalagens cocaína, maconha e crack é de R$ 180 mil.
A operação de interceptação foi iniciada pelas equipes da P2 (Polícia Reservada) e RAS no principal acesso do município, a Avenida Rotariana, no Soberbo. Ao perceber que seria abordado, o condutor de um Renault Sandero de cor prata desobedeceu a ordem de parada, tentou atropelar dois policiais e se evadiu pela rodovia BR-116, fugindo sentido Além Paraíba e entrando no bairro Quinta-Lebrão, onde acabou se acidentando. Ele abandonou o carro e conseguiu fugir. No interior do veículo de cor prata estavam várias sacolas recheadas de material entorpecente, além de um carregador de pistola nove milímetros.
Todo o material foi recolhido e contabilizado na 110ª Delegacia de Polícia, onde ficou apreendido. Foram apreendidas 8.240 cápsulas de cocaína, totalizando 17 quilos; 1.410 pedras de crack, em um total de 597 gramas; e 840 tiras de Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha, em um total de dois quilos, seiscentos e quarenta gramas. O veículo também ficou acautelado e sua procedência seria analisada. Se não se tratar de produto de roubo ou furto, pode auxiliar na identificação do homem que faria a entrega do grande volume de drogas em Teresópolis.
Vários crimes em um só
O volume de usuários de drogas é muito grande em Teresópolis. É possível fazer essa afirmação diante do número diário de apreensões de material entorpecente no município, principalmente cocaína, maconha e crack. E se há muitos clientes, continua crescente o número de pessoas que arrisca sua vida e liberdade atuando no movimento de tráfico de drogas. Mas é preciso frisar que esse tipo de crime não afeta somente quem se sujeita a ele. O tráfico é responsável pelo aumento de outras estatísticas policiais no município, gerando casos de furto, roubo e assassinatos. E, no caso de um “acerto de contas” entre bandos criminosos, inocentes podem ser baleados e mortos. Por isso, faça sua parte e contribua com as ações das forças de segurança do município passando informações sobre situações suspeitas. Elas podem ser feitas anonimamente nos telefones 190 e 2742-7755. O segundo número também funciona como WhatsApp.
MATERIAL APREENDIDO
- 8.240 cápsulas de cocaína (17 quilos)
- 1.410 pedras de crack (597 gramas)
- 840 tiras de maconha (2 quilos e 600 gramas)