Marcello Medeiros
Equipe do 30º Batalhão de Polícia Militar, lotada no DPO de Bonsucesso, localizou e aprendeu uma réplica de arma de grosso calibre utilizada por um suposto criminoso nessa localidade, no Terceiro Distrito de Teresópolis. Os militares receberam informações sobre um homem armado com um fuzil na Estrada de Estrelinha e iniciou buscas. No interior de uma estufa de plantações desativada, próximo ao campo de futebol, os PMs encontraram o fuzil apontado na denúncia via 190, constatando que se tratava de uma réplica. A pessoa que o portava não foi localizada. O simulacro foi recolhido e apresentado na 110ª Delegacia de Polícia, onde ficou apreendido.
A posse de um simulacro de fuzil pode ser um crime dependendo do contexto, mas não é um crime em si, não sendo tipificado pelo Estatuto do Desarmamento como a posse ou o porte de arma de fogo real. No entanto, o uso de um simulacro para ameaçar alguém durante um roubo configura grave ameaça e pode aumentar a pena, embora não se equipare a uma arma de fogo real nesse caso. Além disso, a posse e o uso de simulacros estão sujeitos a apreensão e sanções administrativas, pois são considerados produtos controlados.
No caso em questão, pode haver ligação com o tráfico de drogas – crime que tem tido grande número de flagrantes em localidades da zona rural de Teresópolis. recentemente, PM e PCERJ prenderam um homem acusado de fazer parte de uma facção criminosa no Terceiro Distrito, pessoa que inclusive teria ligação com homicídios relacionados à disputa por pontos de venda de drogas.