Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Polícia Militar com atendimento reforçado em praças

30º BPM prepara motorhome para servir como ?carro comando? de combate à criminalidade

Marcello Medeiros

Após a instalação de uma base compartilhada da Polícia Militar e Guarda Municipal no antigo centro turístico da Praça Olímpica Luís de Camões, pessoas envolvidas em atos ilícitos, entre eles a utilização e venda de entorpecentes, acabaram migrando para outros pontos, como, por exemplo, a Praça da Matriz de Santa Tereza, também na Várzea. Dessa forma, apesar do patrulhamento de rotina nesses e em outros locais públicos, a população tem reclamado por mais repressão por parte do 30º BPM. Visando atender a esse tipo de demanda, está sendo preparado uma espécie de “carro comando” que ficará principalmente nas praças. O motorhome doado ao quartel, que ainda receberá as cores da corporação e mais equipamentos, garantirá mais segurança, melhor atendimento à população e também conforto para os servidores públicos. “Ele serve como ponto de apoio para o policial, que pode ir banheiro e beber água, além de nos permitir montar ali uma base de comando com câmeras e possibilidade receber dados online, ou seja, agir mais rápido em várias situações”, explica o Comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Marco Aurélio. 

O Oficial da PM responsável pela corporação no município destaca a facilidade de mobilidade e possibilidade de atuação em vários pontos, garantindo a mesma tranquilidade já obtida na Praça Olímpica. “Estamos lutando há quase um ano para conseguir equipamentos, para conseguir mobilizar melhor o policiamento de Teresópolis, conseguindo agora esse carro que será um carro comando, uma base móvel para atender praças de Teresópolis, fazendo o deslocamento de acordo com a demanda das praças. Assim como fizemos com a Praça Olímpica, queremos retomar as praças para que possam ser utilizadas com mais tranquilidade pela população”, destaca o Coronel.

Também como já acontece na principal área de lazer da região central, a ideia é atuar em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança. “Vamos ponto a ponto com essa base dinâmica, vendo também se conseguimos agregar esse trabalho com a Guarda Municipal para prestar um melhor serviço para a comunidade de Teresópolis”, enfatiza Marco Aurélio. 
Recentemente, a Polícia Militar foi acionada para intervir em grave problema na Rua Gonçalo de Castro, no bairro do Alto, onde grupos promoviam badernas e vários crimes todas as sextas-feiras à noite. A situação foi pacificada e o próprio comandante faz questão de rotineiramente verificar o local, mas, se houver necessidade de nova intervenção futuramente, esse é um dos pontos que pode receber o recém adquirido equipamento do 30º BPM.

Ação da GM em praças
Na tarde da última terça-feira, 22, durante ação rotineira pelo centro da cidade, um dos indivíduos da Companhia de Cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis encontrou uma sacola contendo trouxinhas de maconha. O cão Draco estava na ronda com o Agente Gil Wellintgon e sinalizou para o local, encontrando em seguida o entorpecente escondido em um dos canteiros da Praça da Matriz de Santa Teresa. A droga foi levada para a delegacia. Nenhum suspeito foi detido. Esse tipo de trabalho está se tornando comum em praças da cidade. Os animais são levados também para acompanhar a movimentação em saídas de escolas. O cão Draco foi treinando para encontrar armas e drogas. 
Frequentadores da praça, da Igreja de Santa Teresa e empresários instalados na área da praça da Matriz reclamam constantemente da presença de usuários de droga naquele espaço público. O problema se intensificou nos últimos dias, desde que Polícia Militar e Guarda Civil montaram um posto de trabalho na Praça Olímpica, outro local que até então era bastante frequentado por usuários de drogas. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 05/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

TUDO AQUI: Central de Atendimento ao Interior tem inauguração prevista para o dia 30 de julho

Teresópolis ganha centros de referência para crianças neuroatípicas no aniversário de 134 anos

Nova avenida entra na fase final de construção em Teresópolis

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

134 anos: “Teresópolis será a capital da qualidade de vida”, destaca Leonardo Vasconcellos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE