Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Polícia Militar oferece curso de segurança predial em Teresópolis

Capacitação é gratuita e visa aplicar conhecimentos que podem evitar inúmeros delitos

Isla Gomes

O 30º Batalhão de Polícia Militar, em Teresópolis, está participando do “Programa de Capacitação e Polícia de Proximidade”, implementado pelo 7º CPA em toda a Região Serrana. No município de Teresópolis, a implementação está direcionada na realização de um curso voltado para pessoas que trabalham em condomínios ou prédios independentes, como síndicos, porteiros e funcionários de vigilância de modo geral. Trata-se do curso de segurança predial, que ocorrerá no dia 14 de novembro, às 13h, na Casa de Portugal, na Avenida Lúcio Meira, 850, Várzea. O evento é gratuito e os métodos do projeto são focados em aplicar tópicos que orientem os participantes a como não cair em crimes relacionados à segurança de prédios e condomínios, delitos esses que estão acontecendo com mais recorrência em alguns municípios do o estado do Rio de Janeiro. Além disso, o curso prioriza lições de como manejar a seguridade de qualquer local de maneira diligente, para que delitos nessa esfera não tenham espaço de incidência na cidade.
Conversamos com o Tenente-Coronel Alex Marchito Soliva, Comandante do 30° BPM, que explicou o foco e a importância dessa iniciativa. “Inicialmente gostaria de ressaltar a relevância desse curso, na medida em que ele pode trazer conhecimentos para a vida prática de cada cidadão, não somente para aqueles que trabalham diariamente em algum prédio ou condomínio, pois, são conhecimentos que podem ser estendidos para toda a sociedade, vamos trazer conhecimentos práticos que podem ser adotados por cada cidadão para nos auxiliar na prevenção de qualquer tipo de delito, o artigo 144 da constituição federal diz claramente que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, ou seja, cada um pode adotar essas medidas para nos auxiliar”, declara.

Iniciativa e abrangência
O Comandante explica ainda que outros locais e segmentos podem ser contemplados com o programa. “Gostaria de evidenciar que essa foi uma iniciativa no nosso comandante do 7° Comando de Policiamento de Área, e não é somente o município de Teresópolis que será agraciado com esse tipo de formação, o 7° CPA também aplicará projetos nesse âmbito. Em nossas avaliações, nós entendemos que essa iniciativa não deve ser segmentada ao nicho que trabalha em condomínios, prédios e afins, o projeto pode ser estendido também ao segmento empresarial, comercial e até mesmo na vida prática de cada cidadão”, pontuou Soliva.

Demanda
O curso está recebendo uma excelente adesão, contando com 103 inscritos listados e confirmados. O Comandante salienta que todo Batalhão está surpreso com a demanda. “Ainda há vagas disponíveis, inclusive, nós fomos surpreendidos positivamente, não imaginávamos de ter uma adesão tão acentuada como a que está acontecendo e ficamos extremamente felizes por isso, vale ressaltar, que se algumas pessoas não conseguirem participar nessa etapa, poderemos montar outros módulos para que seja possível dar continuidade a esse tipo de formação tão importante”, conclui.

Inscrição
O curso tem duração de um dia e não será cobrada nenhuma taxa participativa. Para se inscrever é preciso acessar as redes sociais do 30° BPM (@30bpm_pmerj) e clicar no link de inscrição na bio, com isso a pessoa será direcionada para uma página que solicitará alguns dados e informações do interessado. Qualquer informação a mais pode ser solicitada pelo E-mail do Batalhão (p5_30bpm@pmerj.rj.gov.br).

Edição 13/06/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Parque Municipal com grande programação no fim de semana

Vinícius Claussen supera Jorge Mario em conquista de prêmios do Sebrae

Cláudio Castro destaca compromisso do Rio com a transição energética

Parc Magique com promoção nesta quinta-feira (13)

PADROEIRO DO MUNICÍPIO: Teresópolis celebra a Trezena de Santo Antônio

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE