Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Português e inglês: Teresópolis terá escola municipal bilíngue

Obra de reforma e ampliação da Escola Municipal Profª Acliméa de Oliveira Nascimento começa na próxima semana

O Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado dos secretários de Fiscalização de Obras Públicas, Luiz Cláudio Moraes, de Projetos Especiais, Ricardo Pereira Jr., e de Educação, Satiele Santos, visitou, nesta quinta-feira, 18, a Escola Municipal Profª Acliméa de Oliveira Nascimento, localizada no bairro São Pedro, e anunciou o início da obra de reforma geral e ampliação da unidade de ensino para a próxima semana. Além da reforma completa, a escola será a primeira unidade pública municipal bilíngue de Teresópolis.

“Hoje estamos dando início de obra na Escola Acliméa, uma unidade importantíssima para a comunidade do bairro São Pedro. Teremos aqui novamente as famílias do bairro assistidas por esta unidade retornando para uma escola totalmente remodelada e ampliada. E onde nós vamos implantar o sistema bilíngue. Será a primeira escola pública municipal de Teresópolis a disponibilizar o ensino em duas línguas, Português e Inglês”, anunciou o Prefeito Vinicius Claussen, pontuando que a proposta, iniciativa inédita em Teresópolis, foi apresentada ao Cônsul Geral Britânico Anjoun Noorani e equipe, no final de 2022. “Buscamos a participação do Consulado Geral Britânico no Rio de Janeiro na criação de um modelo ideal voltado para os anos iniciais da Educação Infantil”.

Cerca de 300 alunos vão passar a ter acesso a um ensino ministrado em duas línguas (Português e Inglês). “A unidade vai passar por uma reforma completa, seguindo a mesma textura arquitetônica implantada em outros prédios pela gestão com inspiração na arquitetura inglesa, acessibilidade e espaço para atividades diferenciadas. O intuito é sempre a valorização da Educação em nossa cidade”, enfatizou Vinicius Claussen, informando que o projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Obras e que a empresa que fará a reforma foi selecionada por meio de licitação.

A secretária de Educação, Satiele Santos, comentou sobre a escolha da Escola Acliméa como primeira unidade a receber a iniciativa. “A Acliméa é a nossa primeira escola em tempo integral do município e traz consigo uma história muito rica de pioneirismo em Educação. Hoje, temos já uma ampliação desse número, com 17 unidades atendendo em tempo integral, mas começou aqui. A ideia de introduzir no ensino municipal a língua inglesa para as crianças dos anos iniciais é uma proposta pedagógica inovadora para a rede pública da cidade”, frisou Satiele. A diretora da unidade, Iara Caldas, a auxiliar de direção, Samantha Emerick, e a orientadora pedagógica Gisele Lima, também participaram da visita.

Com investimentos da Prefeitura no valor de R$ 3 milhões, a obra de reforma e ampliação tem previsão de execução de 300 dias, ou seja, cerca de 10 meses

Edição 03/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Parque Nacional sediará mais uma Abertura da Temporada de Montanhismo

Donna Tê realiza ‘Chá das Mães’ com buffet liberado

Caminho das Centenárias, uma trilha cheia de riquezas no Parque Estadual dos Três Picos

Câmara cobra a criação de uma agência local para fiscalizar a Águas da Imperatriz

Chuvas mantém cheia a antiga Barragem do Triunfo, em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE