Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Posse do escritor Gabriel Lopes na ATL

Reitor da UniLogos ocupa a Cadeira 16, patronímica de Euclydes da Cunha

A cadeira 16, patronímica de Euclydes da Cunha, na Academia Teresopolitana de Letras, tem novo ocupante: Gabriel Lopes. Autor de sete livros e dezenas de artigos publicados em bases de prestígio, reitor da UniLogos Logos University International, e membro de diversas academias no Brasil e no exterior, além de associações científicas e culturais, o novo acadêmico recebeu inúmeros prêmio e condecorações em outros países, e vem aumentar o nível de prestígio da ATL, onde foi recebido pelo presidente Delmo Ferreira em solenidade festiva no auditório do Centro Cultural Feso ProArte, nesta sexta-feira, dia 28.

Assistiram a concorrida posse de Gabriel, amigos e familiares, e os acadêmicos Edinar Corradini, Nicolas Teodorids, Cláudia Coelho, Gustavo Lucena, Antônio Fernandes, Isis Mülher, Marcelo Pellegrino, Andrea Taubman, Rozelene Furtado, Moema Tavares, Ozair Furtado, Jorge Ferradeira, Mariana Mouta, o presidente Delmo Ferreira e o secretário Wanderley Peres, ocupante da Cadeira 31, convidado a discorrer sobre as ações da secretaria municipal de Cultura, pontuando duas iniciativas de grande interesse da classe intelectual: a criação da Casa do Paquequer, no Soberbo, em tributo ao escritor José de Alencar e resgate do romance O Guarani, e da Casa da Literatura Brasileira, na Várzea, biblioteca que será composta de livros de escritores brasileiros somente.

Em janeiro, a ATL tem nova posse, para a Cadeira de José do Patrocínio 27, onde se assentará o jornalista Márcio Ferreira. E, no próximo dia 13, às 16h, na sua sede administrativa, na travessa Portugal, Várzea, ocorre eleição para outras duas cadeiras vagas, a de número 6, de Aluísio Azevedo e 18, de Graciliano Ramos.

Márcio Ferreira, o novo acadêmico é jornalista, pesquisador e estrategista em comunicação política, com mais de três décadas de atuação na interseção entre mídia, análise sociológica e gestão pública. Graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho, é Mestre e Doutorando em Sociologia Política pelo IUPERJ/UCAM, onde desenvolve pesquisas sobre extrema-direita, moralidades públicas, religião e política, com foco nas transformações do comportamento eleitoral, na guerra cultural e nas dinâmicas de poder no Brasil contemporâneo.

No jornalismo, iniciou sua carreira no jornal O Diário de Teresópolis, atuou como repórter de O DIA, e em rádios e veículos locais, além de chefiar o setor de imprensa da Prefeitura de Teresópolis nos anos 1990. Sua experiência também inclui uma longa jornada como professor universitário: foi docente por 16 anos na Universidade Veiga de Almeida, professor convidado da pós-graduação em Comunicação Empresarial da UFJF e do MBA em Marketing Digital da Fundação Getulio Vargas, formando profissionais que hoje atuam em redações, agências e gabinetes por todo o país.

Como intelectual público, assina artigos e ensaios no Le Monde Diplomatique Brasil, Folha de São Paulo, Estadão, Portal Criativos, Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e no blog da Brotar Comunicação, abordando temas como democracia, conservadorismo, comunicação política, comportamento eleitoral, evangélicos na política e disputas simbólicas na esfera pública.

Reconhecido por sua atuação no campo cultural, foi eleito membro da Academia Teresopolitana de Letras, destacando-se não apenas por sua contribuição ao pensamento sociológico e político, mas também por sua produção literária, que inclui poemas, crônicas e ensaios. Sua trajetória pessoal está profundamente entrelaçada com Teresópolis – cidade onde vive desde 1985, onde formou raízes e onde se tornou uma referência intelectual no debate público e da qual detém o título de Cidadão Teresopolitano.

Com sólida base teórica, experiência política concreta e capacidade narrativa rara, Márcio Ferreira transita entre o mundo acadêmico, o campo político-institucional e a produção cultural, consolidando-se como uma voz influente na reflexão sobre o Brasil, sua democracia e suas transformações sociais.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 02/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Estado divulga calendário de pagamento do IPVA 2026

Caravana da Coca-Cola nesta terça-feira em Teresópolis

Comércio de Teresópolis autorizado a estender horário em dezembro

Divulgada a programação do Natal Iluminado 2025 em Teresópolis

Concurso da PMT: Prefeito confirma definição da banca nos próximos dias

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE