Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Poste com risco de tombamento no bairro do Alto

Estrutura teve a base danificada e está inclinada na direção da avenida

Aparentemente atingido por um veículo, um dos postes da Enel instalado na Avenida Alberto Torres, no bairro do Alto, corre o risco de tombamento na direção da movimentada via. A estrutura que suporta rede de alta voltagem e diversos outros fios, além de um transformador de energia, está localizada nas proximidades do número 500, bem perto de um ponto de ônibus. Moradores da região entraram em contato com a redação do Diário para denunciar que o problema se arrasta há meses, informando ainda que a situação já foi demandada à concessionária de energia elétrica e ao governo municipal, através do aplicativo e-Ouve.
“Uma queda desse poste poderá atingir vários veículos e pedestres, além de ser um poste de linha de transmissão de maior voltagem. A base já está toda solta e o poste está pendendo para a rua. Solicito apoio da Diário para que demandar a área responsável (Enel ou prefeitura) para tomar ações. Desde maio que fiz a reclamação na prefeitura, através do e-Ouve, sem respostas. Quando cair e romper os cabos elétricos, tem um enorme potencial de eletrocutar as pessoas no ponto de ônibus e atingir carros na via”, relatou uma leitora do Diário através do nosso WhatsApp (2742-9977).
Antônio Oliveira, morador do Bairro de Fátima, também entrou em contato com nossa reportagem para denunciar o risco de acidentes até com vítimas fatais. “Tenho percebido que a cada dia que passa ele está inclinando mais para a rua. Se cair, além do risco de acertar um carro, uma moto, um pedestre, essa rede pode eletrocutar uma ou mais pessoas. Ou ele já cai sozinho ou basta qualquer batidinha para terminar de cair. O que a Enel está esperando para fazer a troca desse poste?”, questionou o internauta.
Questionada pelo Diário nesta segunda-feira (02), a concessionária de energia elétrica que atende a Teresópolis e outros 65 municípios do estado prometeu que irá realizar a substituição em breve. “A Enel Distribuição Rio informa que a substituição do poste mencionado será concluída na segunda quinzena deste mês”, informa o documento encaminhado à nossa redação através da Assessoria de Comunicação.

Muitas colisões
Recentemente, a Enel informou ao Diário que registrou 252 colisões contra postes da rede elétrica no primeiro semestre de 2024 nos 66 municípios atendidos pela empresa no estado, uma média de mais de uma batida em postes por dia. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 9% no número de acidentes. Para se ter uma dimensão dos impactos deste tipo de acidente na rotina da distribuidora e os efeitos no fornecimento de energia, mais de 343 mil clientes tiveram o serviço afetado apenas neste semestre pelas batidas contra os postes da Enel Rio. No mesmo período de 2023, a distribuidora registrou 231 colisões, com 251 mil clientes afetados. Apenas na região de Lagos, 75,5 mil unidades consumidoras foram prejudicadas pelos acidentes de trânsito.
Quando situações como essas acontecem, a Enel Distribuição Rio deve ser comunicada para realizar a troca do poste. Uma equipe da companhia é deslocada imediatamente para o local, a fim de fazer os reparos na rede. A partir do registro da placa do veículo e de fotos do incidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste e/ou da rede elétrica, são registrados pela empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo. Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Rio; pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento 0800 28 00 120.

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

Carona de motocicleta morre atropelada por caminhão na Várzea

Principal suspeito de homicídio em Santa Cecília é flagrado cometendo tortura

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Teresópolis recebe espetáculo “A Pequena Sereia no Teatro”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE