Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Posto Digital Detran.RJ alcança a marca de 3,5 milhões de acessos desde o lançamento

Serviço oferece, pela internet, informações e documentos sobre veículos, habilitação e pontos de multas

O Posto Digital Detran.RJ, que reúne os principais serviços virtuais lançados pelo Detran.RJ, alcançou a marca de 3,5 milhões de acessos desde que foi lançado, em 2021. Só este ano, até outubro, foram 1,8 milhão de atendimentos – aumento de mais de 40% em relação a 2022. O resultado faz parte da transformação digital do departamento, que lançou, em março de 2023, o aplicativo de celular do Posto Digital.

  • É uma meta de minha gestão que todos os órgãos do Governo do Estado ampliem a oferta de serviços públicos digitais, porque eles proporcionam mais eficiência, qualidade e transparência no atendimento ao cidadão. Lançamos o Programa ?? Digital, com objetivo de ter um estado com serviços 100% on-line para facilitar a vida dos fluminenses e a tomada de decisões pelos gestores – afirma o governador Cláudio Castro.

Antes do Posto Digital, informações e documentos estavam disponíveis apenas pelo site do departamento (www.detran.rj.gov.br). O Posto Digital permite aos usuários se conectarem ao sistema, usando login e senha, para consultar dados sobre seus veículos, sua carteira de habilitação e os pontos recebidos com multas de trânsito. É possível também obter ou renovar documentos, entre outros serviços. Aos poucos, é cada vez menos necessário comparecer aos postos do Detran.

O aplicativo Posto Digital pode ser baixado gratuitamente nas principais plataformas digitais – lojas Android e IOS -, oferecendo mais praticidade e comodidade aos cidadãos que precisam dos serviços virtuais do Detran. Pelo sistema, o usuário pode dar entrada na renovação ou na segunda via de sua CNH de forma simplificada, sem precisar agendar o atendimento em uma unidade do Detran.RJ. Pode também acessar sua CNH digital, com a fotografia, o QR Code e todas as informações necessárias – como número de registro, a categoria e a data de validade. Este documento tem validade em todo o território nacional.

Na parte de veículos, é possível baixar o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV-e), como é chamado o documento de licenciamento anual. Pode-se, também, dar início ao processo de transferência eletrônica da propriedade do automóvel e fazer emissão online da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e). Por fim, no app o usuário ainda pode verificar se o IPVA, o DPVAT e a guia de licenciamento estão pagas ou em débito, e qual o ano do último licenciamento do veículo.

Desde o lançamento do Posto, já foram solicitadas mais de 81 mil renovações simplificadas de CNH e mais de 358 mil emissões de ATPV-e. Além disso, foram baixados 782 mil Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos, e solicitadas 2.132 segundas vias da CNH.

Aos poucos, novos serviços estão sendo acrescentados ao Posto Digital. Em outubro, o usuário passou a conseguir pelo Posto Digital a emissão da Permissão Internacional para Dirigir (PID), documento que permite ao condutor habilitado no Brasil dirigir em países que fazem parte da Convenção de Viena e atendem ao princípio de reciprocidade com o Brasil. Também já pode ser requerido pelo posto o serviço de inclusão e baixa de gravame de veículos (financiamento por instituição financeira).

Vale lembrar que o Detran.RJ oferece, desde 2021, o aplicativo ‘Identidade Digital RJ’, para acesso à carteira de identidade no telefone celular. O aplicativo está disponível para pessoas maiores de 18 anos e que têm a carteira de identidade emitida a partir de 5 de abril de 2019, quando todos os documentos de identidade passaram a ser entregues com um QR Code na parte interna. É através deste código que o usuário pode baixar a versão digital.

Como acessar o aplicativo Posto Digital

O aplicativo Posto Digital Detran.RJ está disponível na Play Store, para usuários do sistema Android, ou na Apple Store, para quem usa o sistema IOS. Para acessá-lo, o usuário precisa ser cadastrado no portal Gov.br, do Governo Federal. O usuário deverá usar login e senha utilizados no sistema Gov.br, aceitar o Termo de Uso e Política de Privacidade e, depois, escolher o serviço desejado (Veículos, Habilitação ou Infrações).

O cadastro é gratuito, online, e poderá ser feito em poucos passos, de forma intuitiva. O aplicativo oferece os mesmos serviços existentes na versão do site do Detran.RJ, onde o Posto Digital é acessado através de um ícone encontrado logo na página inicial.

Serviços disponíveis no Posto Digital e no app Posto Digital Detran.RJ

HABILITAÇÃO:

  • Permite solicitar a Renovação da Habilitação Simplificada, ou a Segunda Via da CNH, eliminando a necessidade de agendar o atendimento em um posto.
  • Dá acesso à CNH digital, que pode ser apresentada às autoridades de trânsito em todo o território nacional, com a mesma validade da versão impressa. A CNH digital contém QR Code, para verificação de autenticidade, e permite a consulta do número de registro, da categoria e da data de validade do documento, além da data da primeira habilitação;
  • Se a CNH ainda não tiver QR Code, os dados estão disponíveis, mas sem o espelho do documento;
  • Permite solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

VEÍCULOS:

  • Informa se o IPVA e as taxas do veículo estão quitados ou em débito;
  • Permite acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLVe), como é chamado o documento obtido no licenciamento anual do veículo. Pode ser apresentado em todo o território nacional;
  • Informa se o licenciamento anual do seu veículo está atualizado e, além disso, emite uma notificação de vencimento do prazo de renovação do documento até 30 dias antes da data;
  • Através do ícone “Intenção de Venda – solicitar”, permite dar início ao processo de transferência eletrônica da propriedade do veículo, nos casos de veículos com CRV digital; ou emite o ATPV-e, documento de intenção de venda.
  • Permite solicitar inclusão ou baixa de gravame de veículo.

INFRAÇÕES:

  • Permite consultar os pontos recebidos com infrações de trânsito nos últimos 12 meses e nos últimos cinco anos;
  • Há ainda informações sobre as infrações mandatórias – como são chamadas as que, pela sua gravidade, são punidas com a suspensão da carteira, independentemente da soma de pontos alcançada pelo condutor;
  • Permite consultar as notificações de infração recebidas, tanto por infrator quanto por cada um dos veículos;
  • Dá acesso ao serviço de parcelamento de multas, feito por empresas credenciadas pelo Detran.RJ.

Tags

Compartilhe:

Edição 13/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis caminha para ser um dos maiores produtores de vinho do Sudeste

Há 75 anos uma teresopolitana pisava no Dedo de Deus pela primeira vez

“Cantinho das Cerejeiras” faz sucesso em Teresópolis

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Rio: Polícia prende 6 suspeitos de fraudar agências bancárias

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE