Maria Eduarda Maia
A praça da igreja Matriz de Santa Teresa está recebendo o plantio de mais de 20 ipês-amarelos em seu entorno, árvores conhecidas por embelezar Teresópolis durante o período de floração com seu lindo tom de amarelo. A iniciativa acontece após a revitalização da área e a previsão é de que novas mudas ainda sejam plantadas. Um dos exemplares já está florescendo, mesmo fora da época típica da espécie.
Nativo do Brasil, o ipê-amarelo, que tem florescimento entre os meses de agosto e setembro, está presente em diversas regiões, sendo conhecido pela sua rápida adaptação e crescimento, destacando a diversidade do país. Além disso, esta espécie também é conhecida por sua capacidade única de se adaptar a diferentes ambientes, sendo apreciada pela sua beleza exuberante e cores vibrantes, é uma verdadeira joia na flora nacional. Característico por perder as folhas durante os meses mais secos como mecanismo de defesa, durante os meses de maio e julho, o ipê amarelo é uma árvore de grande porte, que pode atingir até 30 metros de altura em cerca de 20 anos.

Praça com muitas mudas
Além dos ipês-amarelos, a Praça da Matriz de Santa Teresa também recebe outras espécies de árvores e plantas, que passam a integrar o paisagismo do local. Entre as espécies estão oliveiras, sete copas e sapucaias, além de gardênias, alecrins, hortênsias, lavandas e begônias. A ideia é que, com o crescimento e o florescimento conjunto dessas espécies, a praça ganhe ainda mais vida e cor, deixando o espaço cada vez mais bonito e acolhedor para os teresopolitanos e os visitantes.



Com o crescimento e o florescimento conjunto das espécies que estão sendo plantadas, a praça vai ganhar ainda mais vida e cor, deixando o espaço cada vez mais bonito e acolhedor para os teresopolitanos e os visitantes. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário
Reta amarela
Um dos trechos de destaque na cidade em época de floração é a Reta, ao longo das avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré. São dezenas de exemplares, com as amarelas flores compondo um lindo contraste com os dias de céu azul do Inverno. Tamanha beleza faz com que essa árvore se sobressaia em cenários urbanos e também em seu habitat natural.





