Maria Eduarda Maia
A “Via Sacra”, encenada há 11 anos pelo Instituto Saber, retrata os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, sendo reconhecida como uma das mais emocionantes dramatizações da Paixão de Cristo na Região Serrana do Rio de Janeiro. “O espetáculo conta a história de quando Jesus Cristo passa por todo o caminho, sendo açoitado por inúmeros guardas e soldados romanos, retratando tudo o que acontece ao passar por todo aquele despojamento. O que hoje a população precisa ver e entender é que a gente precisa de muita esperança”, pontua o ator que interpreta Jesus, Guilherme Rocha, em entrevista à Diário TV, contando que aqueles que assistem a essa peça acabam encontrando um novo caminho, sendo ajudados. “Muitas pessoas que assistem esse espetáculo gostam bastante e sempre voltam no ano seguinte, então eu tenho certeza que esse ano o público vai gostar de ver essa peça maravilhosa e de fé que vai reunir muitas famílias”, conclui. O projeto começou com as apresentações no Sítio São José, no bairro de Quebra Frascos, passando por adaptações ao longo dos anos até chegar à Praça da Matriz de Santa Teresa. Tal mudança teve como objetivo aproximar ainda mais a comunidade cristã do espetáculo, que se tornou a maior produção teatral da cidade, levando uma mensagem de fé e esperança ao público.

Tudo começou com uma tradicional celebração para um grupo pequeno, e hoje é uma produção com grande cenografia e efeitos especiais. “Hoje a Via Sacra conta com 77 atores e 83 personagens divididos em sete palcos. Nós teremos também a cobertura para o público”, disse o diretor do espetáculo, Jonathan Marques, frisando que, neste ano, a peça traz novidades. Além dos sete palcos, a Via Sacra contará com cenas reformuladas, novas coreografias e uma trilha sonora adaptada para enriquecer ainda mais a experiências do público. A partir deste ano, a Paróquia de Santa Teresa assume a produção do evento. O Instituto Saber, que idealizou e desenvolveu o projeto desde o início através da iniciativa da Família Rodrigues, continuará presente, oferecendo apoio e colaboração para essa grande celebração.



Dias e horários
As apresentações serão realizadas na Praça Baltazar da Silveira (Santa Teresa) nos dias 11, 12 e 13 de abril, às 20h, com entrada franca, sendo que no domingo conta com tradução em libras. Com cobertura para o público e uma estrutura projetada para quem estiver assistindo, o evento promete propor momentos de fé, emoção, conversão e reflexão. “A produção está se preocupando principalmente com a questão da chuva, então nós preparamos com muito carinho uma tenda galpão que pode abrigar até mil espectadores”, destaca Jonathan.
