Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Pré-candidatos a prefeito de Teresópolis mudam de partidos

Site do TSE revela Vinícius no PSC; Leandro Neves, no Avante; Petto no MDB, Luiz Ribeiro no PSDB e Celso Dalmaso no PSL

Wanderley Peres

O Tribunal Superior Eleitoral liberou nesta quinta-feira, 23, as listas de filiações partidárias feitas até o dia 4 de abril, última data para os pretendentes ao pleito de outubro próximo, quando o município elegerá prefeito, vice-prefeito e dezenove vereadores. Em princípio, 20 legendas preocuparam-se em montar nominatas visando o pleito de vereador, algumas delas pretendendo também a prefeitura, como é o caso do DEM, que tem Alex Castelar e Marcio Catão como possíveis candidatos a prefeito; o PDT, de Geraldo Menezes; PSOL, de Bertoche e o Patriotas, de Pedro Gil. Partido onde ficou o "prefeitável" Salomão, o PSB não deve ter candidatura própria, nem diretório municipal tem, daí sua principal liderança na cidade ter montado nominata no Cidadania, 23.

Pela movimentação dos políticos junto aos partidos no dia 4 de abril, lista informada ao TSE no dia 15 e agora publicada no site do TSE desta quinta-feira, 23, percebe-se o tabuleiro das eleições de outubro, em princípio confirmadas de ocorrer, essa semana, pelo tribunal. Embora com dados oficiais, a intenção do texto é esclarecer o leitor quanto a esse movimento, que pode configurar nas convenções partidárias previstas para o mês de agosto, caso algo de extraordinário não aconteça. Vamos, então, aos movimentos dos prefeitáveis:

Vinícius Claussen estava no PSL, 17, quando foi eleito pelo PPS, hoje Cidadania, 23, e migrou para o PSC do governador Wilson Witzel, legenda de número 20, e por onde deverá ser candidato à reeleição. Com esse propósito, o prefeito montou na legenda sua mais significativa nominata, onde se destacam os vereadores Tenente Jaime e José Carlos da Estufa. O grupo do prefeito tem ainda o controle de outras duas legendas, o PSD, do aliado Hugo Leal e o Solidariedade.

Bem lembrado pelo seu tempo de prefeito em Teresópolis, o engenheiro Celso Dalmaso estava no PL, 22, por onde concorreu nas últimas eleições e apareceu no PSL, partido 17, que elegeu Bolsonaro em 2018 e desde então era uma das legendas mais cobiçadas, inclusive pela força econômica do fundo partidário e eleitoral. Aliado confesso do PSL para a eleição municipal é o PROS, do médico e ex-secretário Maurílio Schiavo.

Segundo mais votado nas eleições de 2016, quando perdeu para Tricano e chegou a ser declarado eleito pela inelegibilidade do ex-prefeito, que afinal assumiu, e de novo em segundo em 2018, perdendo para Vinicius por apenas 23 votos, o médico Luiz Ribeiro voltou ao seu antigo PSDB, partido por onde se elegeu deputado federal com a diferença de 1 voto em 1998. Fechado com sua proposta de candidatura estão o PODEMOS, o PTB e o Partido Verde.

Candidato a deputado estadual de Teresópolis mais votado na última eleição, superando em votação o ex-prefeito Mario Tricano, o policial militar Leandro Neves não conseguiu ver o seu partido, Aliança, do Bolsonaro, ser montado a tempo para a eleição. Fiel ao presidente, deixou o PSL e foi para o Avante, antigo PTdoB, que tem como presidente regional Vinícius Cordeiro e municipal o jovem André Couto, que foi candidato pela legenda em 2016.

Ex-prefeito de Teresópolis por seis anos, eleito vice-prefeito em 2000 pelo PTB e reeleito prefeito em 2004 pelo PDT, o médico Roberto Petto, que concorreu e foi bem votado em 2016 pelo Solidariedade, voltou para o MDB a tempo de concorrer à prefeitura em outubro. Secretário de Saúde em Guapimirim, pode ficar no cargo até seu nome ser escolhido nas convenções de agosto e, segundo o próprio, está em condição de elegibilidade.

580 CANDIDATOS A VEREADOR

Vinte partidos se organizaram para participar da eleição de vereador em outubro próximo. Destes, oito legendas, em princípio, terão candidados a prefeito: PSC, Vinicius Claussen; PSDB, Luiz Ribeiro; e PSL, Celso Dalmaso. E ainda as candidaturas do PDT, de Geraldo Menezes; do DEM, de Alex Castelar; do Patriotas, de Pedro Gil; do Avante, para onde foi o bolsonariano Leandro Neves e o PSol, onde concorreu a Maria Bertoche.

Como os partidos poderão apresentar até 29 candidatos cada, poderemos ter em outubro 580 candidatos, mantida a proporção de 70 e 30% dos sexos, 9 mulheres e 20 homens, naturalmente. uma minuciosa pesquisa, a coluna descobriu aonde foram parar alguns conhecidos pretendentes à câmara municipal, inclusive os vereadores e suplentes da atual legislatura, que disputarão a reeleição.

Do até então poderosos MDB e PT não tivemos notícias. Do PSB, PCdoB, PL, PTC, PRTB, Novo, Rede, PSTU, PCB, PCO e UP também não. Mas, pelos movimentos da política, encontramos os pré-candidatos a vereador em 20 ninhos, que são eles:

Os vereadores Leonardo Vasconcellos e Rocksilvan concorrerão pelo DC, onde estão ainda o montanhista Zico e apresentador de tevê Sérgio Mauro, além do ex-vereador Gerson Ribeiro. No Republicanos, que é próximo do presidente da Câmara, ficaram os vereadores pastor Luciano e Dedê da Barra.

Os vereadores Dudu e Leleco foram para o Solidariedade, que é ligado ao prefeito, do PSC, onde ficou o suplente José Carlos da Estufa e o vereador Jaime Medeiros. No PSD, também do prefeito, estão Erika Marra, Leo Manso e outros cargos comissionados.

O ex-deputado Salomão, do PSB, colocou o seu pessoal no Cidadania, antigo PPS, por onde Vinicius, então do PSL, foi eleito, destacando-se na nominata Teco, Marquinho Salomão e Pastor Bazílio.

Para o Patriotas, de Victorino e Demerval Casemiro, foram os vereadores dr. Amorim e Pedro Gil, ex-prefeito que deve ser candidato a reeleição ou a vice.

O emedebista Hygor Faraco filiou-se ao PSL, para onde foi também o pré-candidato a prefeito Celso Dalmaso, a Dra. Leide e João Kairóz. Para o grupo do Celso foi também o vereador Ronny, que correrá pelo PROS, onde está Cassia Martins, esposa do candidato Zebrinha.

Maurício Lopes ficou no DEM do prefeitável Alex Castelar, onde estão ainda Mano Maurinho e o repórter Cacau.

Sem a prefeitura nas mãos, Tricano tem um partido só esse ano, o seu PP, onde ficaram a vereadora Cláudia Lauand e o suplente Anjinho, além de outros quatro ex-vereadores – Luiz Fernando, Carlos Teixeira, Serginho Pimentel e Paulinho Carvalho. No Progressistas estão ainda André do Gás e Silvinho Despachante.

Os vereadores Daponte, João Miguel e Cahet ficaram no PSDB, onde estão Marquinhos do Cinema e Jefferson Moraes.

Ex-vereador suplente, Marco Aurelio, ficou no Podemos, onde estão também os ex-vereadores Fabinho Filé e Dr. Carlão, além de Marquinhos Pressão, Calé e Wanderson Braga, filho do ex-vereador Wanderly Braga.

Ex-vereador de 2009-2012, Marcelo Oliveira foi para o PV, onde estão Delmo Ferreira e Henrique Faria.

Ademir Enfermeiro e Carlinhos Problema Meu, além de Elias Maia, Mineirinho do Gás e Luciano VG estão no PMB.

No PTB de Túlio Ribeiro ficaram Fernando Enfermeiro, Paulo Vicente, Elias Rezende e José Clóvis.

Antigo PTdoB, o Avante, por onde pretende concorrer o Leandro Neves, também montou nominata de vereador, nela figurando, entre outros bons nomes, Márcia Ferro, Andrea Gonzales, Elias Gaúcho e Menudo.

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE