Luiz Bandeira
A Secretaria de Segurança Pública tinha programado para este domingo, 16, a mudança de acesso à Reta para quem vem do bairro São Pedro. Ao final da tarde desta sexta-feira, no entanto, depois de matéria no DIÁRIO e de publicação da própria prefeitura anunciando a mudança, a prefeitura voltou atrás após ouvir as queixas de empresários que seriam afetados e decidiu adiar a alteração, alegando que “a Secretaria Municipal de Segurança Pública vai aprimorar alguns pontos do planejamento e divulgará nova data para realização do trabalho”.
Segundo release da prefeitura, os semáforos do cruzamento da Rua Jornalista Délcio Monteiro (antiga Olegário Bernardes) com a Avenida Lúcio Meira, perto do Supermercado Regina, passariam para a Rua José Correa da Silva Júnior (Esquina do Pecado), na Várzea. Com a mudança, o retorno em frente à Jornalista Délcio Monteiro seria fechado, não podendo mais ser cruzada a pista e dando mão somente no sentido Centro. Durante a semana, um trecho do canteiro central em frente à Rua José Correa da Silva Júnior, na avenida Lúcio Meira, foi removido para que os motoristas que viessem da Rodoviária pudessem cruzar a Lúcio Meira e ter acesso à Reta no sentido Alto, podendo seguir dali também em direção à Várzea, como ocorre atualmente. O local ganharia nova sinalização vertical e horizontal, no final de semana, para orientar condutores de veículos e pedestres.
O DIÁRIO procurou o secretário de segurança do município, Marcos Antônio Da Luz para falar sobre a última mudança no trânsito da região central. “Fizemos um levantamento, com a contagem de veículos e tudo mais, para viabilizar o trânsito nessa área, acabar com essa retenção que está acontecendo hoje. O que não podemos admitir mais é uma ambulância sair do HCT e levar 45 minutos para chegar na UPA, isso socorrendo uma pessoa. Então a gente tem que trabalhar no sentido de melhorar e dar mobilidade a esse trânsito. Uma dessas soluções que nós chegamos a conclusão é abrir a rua José Corrêa da Silva Júnior nesse cruzamento com Avenida Lúcio Meira para todo carro que vem do Meudom, Jardim Meudom e de toda a região de São Pedro indo em direção ao Alto, ela vai cruzar aqui e vai embora, não vai precisar acessar a Delfim Moreira e descer a Olegário Bernardes mais, onde está se perdendo muito tempo. Nós vamos liberar a Olegário Bernardes pra quem for para o centro da cidade, a Delfim Moreira a mesma coisa, nós vamos dividir esse trânsito, dividindo nós diminuímos ao menos uma calha”, disse o secretário Daluz, que garantiu também a volta das vagas de 15 minutos na Rua Jornalista Délcio Monteiro, “Nós sabemos o quanto Teresópolis e fomentada pelo comércio e com toda a mudança que veio com a implantação da integração, a Délcio Monteiro hoje ficou muito congestionada, então você não pode parar ali pra usufruir daquele comércio, com essa divisão de trânsito agora nós vamos aliviar a Délcio Monteiro então vai haver a possibilidade de retornar com o estacionamento de 15 minutos e dar a oportunidade para todo o comércio que tem ali”.
A secretaria de segurança entende as mudanças como benéficas para o trânsito, entendendo que desagradaria um ou outro a mudança, Daluz conversou com pessoas insatisfeitas para encontrar soluções. “Eu tive contato pessoal com a líder da comunidade do Bairro dos Pinheiros, a Fabiana, e conversamos com ela onde eu expliquei toda a mecânica e ela me entendeu, achava que a gente iria fechar a Rua Jornalista Délcio Monteiro, mas negativo. Nós vamos dar oportunidade ao comércio da rua. Quanto ao Colégio do Carmo, Jardim Europa você vai andar mais um pouco até o Parque Regadas, mas você vai ter um trânsito mais fluido, andando. Pior e sair correndo pra escola, chegar no Parque Regadas ou chegar aqui e não conseguir botar teu filho na escola a tempo pois o congestionamento é muito grande”, explicou, observando que a mudança pode ser feita como experiência e sofrer alterações diante da reação do fluxo de veículos.
Carros demais no centro da cidade
Na entrevista para O DIÁRIO o secretário de segurança falou sobre a dificuldade para equacionar o aumento da frota em ruas inadequadas para tantos veículos, “Vai melhorar? Não, nós vamos amenizar, porque hoje Teresópolis sem mudança nenhuma de infraestrutura, rodando quase 116 mil carros aqui dentro, é uma situação muito difícil. As pessoas criticam, falam, a gente acolhe as opiniões boas, as ruim vai entrar em um ouvido e vai sair pelo outro, mas eu quero que Teresópolis faça isso, todo mundo trabalhando junto por um trânsito melhor. Deixa a gente fazer o experimento aqui, porque é um experimento e se não der certo eu não sou vaidoso não, o prefeito vai chegar e dizer que não melhorou em nada, eu retorno, mas eu tenho que tentar, ficar inerte na Secretaria sem tentar melhorar o que está aí, eu prefiro nem ficar”, pontuou Marco Antônio Da Luz.