Anderson Duarte
Com os novos quatro nomes divulgados nesta quarta-feira, 20, pelo governo Vinícius Claussen, já são oito secretários confirmados para os próximos dois anos e quatro meses, com cinco nomes que já passaram pelo poder público em gestões anteriores. Entre as novidades estão as fusões das pastas da Cultura e do Esporte com o Turismo em um único departamento e do Desenvolvimento Social com a secretaria de Trabalho Emprego e Renda, também em um único órgão. Entre os nomes, mais dois experientes executivos e outra funcionária de carreira no comando. Os anúncios desta quarta foram a servidora de carreira Cléo Jordão para a Cultura, Esporte e Turismo; o empresário Marcos Ferreira Jaron, para o Desenvolvimento Social, Emprego Trabalho e Renda, ambos já ocupantes de cargos de comando em anos anteriores; o contador Frederico Moreira Gomes, para a Fazenda e o empresário Edilberto Sebolar Machado, conhecido como Beto Calixto, para a pasta de Obras e Serviços Públicos.
Estas foram as primeiras fusões anunciadas pelo prefeito Vinicius Claussen, que somado aos outros quatro nomes já anunciados no terça-feira, 19, já tem oito nomes confirmados mais a escolha da Educação, que será feita a partir de uma interativa votação promovida entre os servidores da pasta. “Queremos contar com todos os servidores efetivos, concursados, que estão ativos na Secretaria Municipal de Educação. O servidor vai sugerir em um formulário o nome de um colega concursado, ativo, da área de Educação que possa ocupar a pasta. Ao final da consulta os cinco nomes mais indicados irão participar de um processo seletivo conduzido diretamente pelo Prefeito Vinícius Claussen que escolherá o novo Secretário com foco na capacidade técnica, afinidade com as novas práticas políticas exigidas, além de habilidades e competências profissionais e emocionais para encarar os desafios que a Educação e a nova gestão requer”, explica o chamamento publicado nas redes sociais.
Com a Segurança Pública nas mãos de Marcos Antonio Da Luz, a Controladoria Geral do município com a servidora Yara Medeiros, e a pasta do Governo, Henrique Carregal, já são cinco ex-secretários de gestões anteriores indicados. Também foram parte dos quadros de confiança de políticos passados o empresário Marcos Ferreira Jaron, que comanda agora o Desenvolvimento Social, Emprego Trabalho e Renda e a servidora de carreira Cléo Jordão para a Cultura, Esporte e Turismo. Até esta sexta-feira, 22, o prefeito deve anunciar todos os nomes quando participa de entrevista ao Grupo DIÁRIO. Os nomes divulgados por Vinicius Claussen não eram assim novidades absolutas no meio político teresopolitano, como se esperava de uma candidatura que promoveu ao longo de toda a campanha o discurso do novo, mas pode ser um reflexo das escolhas necessárias para que o gestor atravessa uma caminhada administrativa das mais árduas possíveis pela frente.
Como nos próximos dois anos e meio, Claussen terá que se superar para cumprir seus objetivos e deixar a casa em ordem, algumas escolhas conservadoras devem ter sido tomadas para resguardar a necessidade de vencer a maior crise política administrativa de todos os tempos. Assim como Yara Medeiros, que neste mesmo cargo já passou por gestões como a de Jorge Mario, Arlei Rosa, Márcio Catão, Cléo Jordão e Marcos Jaron, devem contribuir com suas experiências. Mesma situação de Marcos Antonio Da Luz, hoje considerado a melhor escolha do prefeito interino Pedro Gil. Também muito experiente e com resultados impressionantes nos últimos meses, Da Luz tem sido quase uma unanimidade na área. Reabriu o deposito municipal de veículos apreendidos, restabeleceu a politica de tolerância zero aos desrespeitos no trânsito da cidade e ainda promoveu mudanças estruturais significativas na Guarda Civil Municipal, maior estrutura de toda a pasta. Com muita seriedade, Da Luz mexeu em uma área antes ocupada apenas por interinos e praticamente esquecida nas ultimas temerárias gestões. Muito por conta disso, também na segurança poucas mudanças estratégicas foram adotadas pelo prefeito Claussen.
Vinicius Claussen tem falado recorrentemente que a sua primeira medida será um choque de gestão. Também anunciou que apresentará um pacote de parcerias público-privadas em diversas áreas da administração, com ênfase na iluminação pública e turismo. Talvez, dois dos nomes apresentados nesta quarta-feira tenham o intuito de promover essa mudança e choque, os novatos Frederico Moreira Gomes, da Fazenda e Beto Calixto, que assume a pasta de Obras e Serviços Públicos. Segundo o material divulgado pela assessoria do prefeito, Calixto possui muita experiência com eventos públicos já que atuou na organização da Festa do Produtor Rural de nosso município em diversas oportunidades. Como temos mostrado ao longo das últimas semanas, será necessário que uma série de mudanças e ferramentas de gestão ao novo prefeito.