Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeito recebe o pequeno gênio teresopolitano

Otto Pacheco foi premiado pela NASA após descobrir asteroide

O Prefeito Leonardo Vasconcellos recebeu, em seu gabinete, nesta quarta-feira (12), o aluno do 8º ano do Ensino Fundamental no Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima (CENSF), Otto Pacheco Mendes, premiado pela NASA após descobrir um asteroide. A descoberta aconteceu durante um projeto de ciência cidadã promovido pela agência espacial norte-americana, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). “É com imensa alegria que recebo o pequeno Otto, um menino de 10 anos e um QI extraordinário, com diversas habilidades e que ainda terá grandes conquistas. É um orgulho para nossa cidade! Parabéns pra ele e para a família, que o apoia em seus projetos e ideias!”, enalteceu o Prefeito.
Otto estava acompanhado dos pais Leandro e Camila. “É um desafio muito grande porque, ao contrário do estereótipo de que as crianças superdotadas são perfeitas, junto com a superdotação há inúmeras situações em que a gente precisa estar atento e cuidando para que o nosso filho esteja protegido. O que é fundamental pra gente é que ele seja feliz!”, comentou o pai Leandro Mendes, pontuando que o filho possui altas habilidades em vários segmentos, como na música, matemática, linguística e tecnológica.
O estudante e os demais integrantes do programa ‘Caça Asteroides’ receberam os certificados e as medalhas por suas descobertas no último dia 22 de outubro, em cerimônia realizada no Auditório do Museu Nacional da República, durante a 22ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília.

Leonardo Vasconcellos recebeu, em seu gabinete, o aluno do 8º ano do Ensino Fundamental no Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima (CENSF), Otto Pacheco Mendes. Foto: AsComPMT

A descoberta
A façanha de Otto aconteceu durante sua participação no programa internacional ‘Caça Asteroides’, coordenado pela NASA em colaboração com o International Astronomical Search Collaboration (IASC). Os participantes recebem imagens de telescópios — como o da NASA localizado no Havaí — e utilizam o software Astrométrica para analisar os dados em busca de corpos celestes não catalogados. Foi assim que o estudante, com dedicação e olhar atento, detectou um asteroide até então desconhecido. O asteroide encontrado por Otto foi validado pela equipe científica do programa e registrado inicialmente como NAM 0006.
Gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada em Astronomia, o ‘Caça Asteroides’ tem como objetivo despertar vocações científicas e mapear possíveis ameaças ao planeta Terra, como objetos próximos ao cinturão entre Marte e Júpiter. No Brasil, a iniciativa é incentivada pelo MCTI, com grande adesão de jovens estudantes.

A façanha de Otto aconteceu durante sua participação no programa internacional ‘Caça Asteroides’, coordenado pela NASA em colaboração com o International Astronomical Search Collaboration (IASC). Foto: AsComPMT


Teresópolis 14/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Piranhas da Serra mantém a tradição de lotar o Parque Regadas

Crianças fantasiadas não pagam rodízio na pizzaria Heróis & Pizza

Veteranas da Seleção Feminina de Beach Soccer celebram treinos na Granja Comary

Prefeitura abre sindicância para apurar corte de árvore no Pedrão

Ecovias Rio Minas prevê movimentação de 1,6 milhões de veículos no Carnaval

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE