Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeito Vinicius Claussen sanciona lei que cria Plano de Hierarquização da Guarda Civil Municipal de Teresópolis

O Prefeito Vinicius Claussen sancionou, nesta terça-feira, 16, a Lei Municipal 4.340/23 que cria o Plano de Hierarquização da Guarda Civil Municipal de Teresópolis. De iniciativa da Gestão Municipal, a lei foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo Municipal e atende ao anseio dos agentes há vários anos, representando a valorização da categoria, em especial por tempo de serviço público prestado, e terá graduações por tempo de trabalho e cursos de especialização.

“Nossos guardas municipais fazem um excelente trabalho nos vários setores da Secretaria de Segurança Pública e merecem reconhecimento e valorização. Sancionar a lei que cria o Plano de Hierarquização atende a um antigo sonho dos agentes e vai estimulá-los a se especializarem nos cursos que serão oferecidos pelo município”, enfatiza o Prefeito Vinicius Claussen.

Vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública, a GCM completa, em 2023, 37 anos do primeiro concurso realizado e tem como funções principais fiscalizar o trânsito e garantir a segurança do patrimônio público da cidade, além da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e das atividades da equipe da Ronda Escolar. A atuação da 1ª Companhia de Operações com Cães é referência estadual e nacional. Os agentes também são responsáveis pelos serviços de sinalização das vias, entre outras atividades.

“Antigamente, o candidato aprovado entrava guarda e seguia nesta classificação como guarda, sem hierarquização por graduação de tempo. A partir de agora, os guardas vão receber graduação de tempo de 5 em 5 anos até a aposentadoria e também serão contabilizadas as participações em cursos de especialização para as diversas áreas dentro da GCM. O plano representa a valorização dos agentes e incentiva os profissionais da corporação a se especializarem”, destaca o secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz.

Edição 16/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
DIÁRIO MULTIMIDIA - Reprodução de fotos e texto não autorizada. Plágio e violação de direitos autorais: Copiar uma foto sem a autorização do autor é plágio e viola os direitos autorais, sendo crime previsto no Artigo 184 do Código Penal.

Maquinário da antiga Sudamtex vai funcionar em outras fábricas

2º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis nesta quinta-feira

Cascata do Imbuí: ideia de nova ponte é apresentada na Câmara

Dia de Santa Teresa: Teresópolis celebra a sua padroeira

Governo anuncia classificação indicativa para apps e nova faixa etária

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE