Resultado do segundo encontro de trabalho pelo fortalecimento do Circuito Tere-Fri, os prefeitos Vinicius Claussen, de Teresópolis, e Renato Bravo, de Nova Friburgo, anunciaram investimento conjunto, na ordem de R$ 800 mil, para ações visando ao desenvolvimento da rota turística. Durante a reunião, o Prefeito Vinicius Claussen fez contato com a Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (D.E.R.), que garantiu a limpeza emergencial dos 68 quilômetros de extensão da Estrada Teresópolis-Friburgo.
Os anúncios foram feitos nesta segunda (18), na Casa Suíça, em Conquista, durante reunião com representantes do SEBRAE/RJ, dos Convention Bureaux, das Associações Comerciais das duas cidades e também da Associação Tere-Fri. Ainda participaram empresários, secretários de Turismo, subsecretários e equipes técnicas dos dois municípios.
“Eu e Renato Bravo anunciamos que cada cidade vai investir R$ 400 mil para o fortalecimento da infraestrutura do circuito, que é muito importante para a economia, a produção agrícola e o turismo dos dois municípios”, relatou o Prefeito Vinicius Claussen.
Para o prefeito Renato Bravo, foi mais uma reunião proveitosa. “Avançamos, não só no aproveitamento de vários itens que já existem, mas também definimos o que é imediato e o que precisamos realizar para começarmos efetivamente o trabalho, que não ficará só no papel. Nós queremos executar e, com certeza, a região precisa e merece”, pontuou.
Depois de relembrar todo o trabalho de estruturação do Circuito Turístico, realizado no final da década de 1990, o empresário Luís Moraes, do Apiário Amigos da Terra, e presidente da Associação Tere-Fri, avaliou positivamente a reunião. “A presença dos prefeitos, seus secretariados e técnicos e demais instituições demonstra que todos estão realmente decididos a abraçar a proposta de reestruturar e desenvolver o circuito. Isso nos agrada muito. Temos muita esperança de que isso, de fato, venha a ser efetivado”, comentou.
União de forças
Presidente do Teresópolis Convention, o empresário Pedro Alves também marcou presença no encontro. “Muito importante a união das cidades. Estamos em um momento novo e precisamos fortalecer os municípios das regiões turísticas e, dentro disso, o Circuito Tere-Fri é fundamental”, opinou.
Para Edson Almeida, presidente do Convention Bureau de Nova Friburgo, é a retomada do crescimento do Circuito Tere-Fri. “Mostra a força da união dos dois municípios, dos Convention Bureaux e do MercoSerra. Acreditamos que dará bons frutos para toda a região”, destacou.
Na opinião de Cláudia Pacheco, coordenadora regional do SEBRAE – Região Serrana II, foi uma importante reunião de alinhamento de ações. “Foram mostrados a proposta do Circuito Tere-Fri, quais recursos e os caminhos que cada ente poderá ajudar, e o SEBRAE poderá colaborar muito, principalmente nos meios de mercado e na capacitação. A união das duas prefeituras, através dos prefeitos Vinicius Claussen e Renato Bravo, mais os dois Convention e o SEBRAE das duas regiões, e tudo o que já foi construído pelos empresários do Circuito, sinaliza que temos um grande potencial de trabalho pelo fortalecimento do Tere-Fri”.
Nova reunião está marcada para o dia 11 de março, em Teresópolis. “Vamos conhecer o trabalho que já foi feito há alguns anos pela Associação Tere-Fri, como projetos de totens, de aparelhos e de sinalização. Também vamos ouvir das academias, principalmente da UERJ, que mantém o curso superior de Turismo em Teresópolis, sobre a nova roteirização para conhecermos o atual inventário nesse novo momento do Circuito Tere-Fri”, finalizou o Prefeito Vinicius Claussen.