Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura inicia a criação do primeiro plano de mobilidade urbana de Teresópolis

A iniciativa, realizada em parceria com a empresa de ônibus e a SEMOVE, tem como objetivo estabelecer novas diretrizes para orientar todas as políticas públicas de mobilidade no município

Luiz Bandeira

O Prefeito Leonardo Vasconcellos e o Secretário Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, Sérgio Mauro Louzada, se reuniram no início desta semana com representantes da SEMOVE para anunciar a criação de um protocolo de intenções para o desenvolvimento do necessário plano de mobilidade urbana de Teresópolis. Segundo o prefeito “este plano é um passo fundamental para melhorar a mobilidade urbana em nossa cidade. O que queremos é que as pessoas consigam se deslocar mais rapidamente, chegando aos seus destinos de forma mais eficiente. Compreendendo a dinâmica do tráfego e os deslocamentos, poderemos melhorar a fluidez do trânsito, eliminando gargalos, especialmente nos horários de pico. Tenho certeza de que, quando esse plano estiver pronto, realizaremos testes e implementaremos as soluções para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, garantiu Vasconcellos.

Representando a Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (SEMOVE), a diretora Richele Cabral destacou que este é um acordo de cooperação realizado em conjunto, envolvendo a SEMOVE, as Viações Dedo de Deus e Primeiro de Março e o governo municipal. Ela afirmou também que toda a equipe de engenheiros de transporte da instituição estará dedicada à elaboração do plano que será implementado em Teresópolis. O projeto será desenvolvido por meio de um acordo de cooperação técnica, sem custos para os cofres públicos municipais, atendendo a uma demanda histórica da sociedade. A fase inicial dos estudos técnicos deverá durar cerca de 90 dias, e, após esse período, a fase de testes será iniciada, com base nos resultados obtidos.

Fase inicial dos estudos técnicos deverá durar cerca de 90 dias, e, após esse período, a fase de testes será iniciada, com base nos resultados obtidos. Foto: AsComPMT

Empresário do setor se mostra otimista
Em entrevista no Diário Podcast, na Diário TV, em dezembro passado, Marcelo Augusto, gestor da Viação Dedo de Deus, expressou confiança em uma melhor relação com o governo municipal, visando o desenvolvimento da mobilidade urbana na cidade. “Vejo com bons olhos. A transição do governo já procurou a empresa, e fornecemos todas as informações necessárias para projetar o sistema de transporte para os próximos anos. As iniciativas são promissoras e podem impactar positivamente a vida de todos”, afirmou Marcelo Augusto.

Em entrevista no Diário Podcast, na Diário TV, em dezembro passado, Marcelo Augusto, gestor da Viação Dedo de Deus, expressou confiança em uma melhor relação com o governo municipal, visando o desenvolvimento da mobilidade urbana na cidade. Foto: Arquivo O Diário

População se manifesta nas redes sociais
No perfil do prefeito no Instagram, diversos cidadãos comentaram sobre problemas e apresentaram sugestões para melhorar o transporte público na cidade. Alguns dos comentários incluem: @fauzea_roupas recomendando: “Basta voltar ao que era antes da mudança feita pelo antigo prefeito, que deu um nó no trânsito”; @zecalleite desabafando: “Engenharia de trânsito em Teresópolis não existe, se existe, não funciona”; @fatimalimalopes2017 solicitando uma solução para um problema no bairro São Pedro: “Na Rua Fileuterpe, entre o Celeiro e o sinal, é preciso colocar estacionamento de um só lado. Está impossível passar dois ônibus com carros estacionados nos dois lados.”

Mudanças que não trouxeram resultados
As modificações no trânsito da área urbana, implementadas pelo governo anterior com a intenção de melhorar a mobilidade, são vistas por grande parte da população como ineficazes e causadoras de transtornos tanto para motoristas quanto para pedestres. Essas mudanças poderão ser revistas no atual plano, com base no estudo técnico da equipe de engenheiros de transporte da SEMOVE, um serviço que deveria ter sido realizado no momento das alterações. Entre as mudanças criticadas estão a conversão em mão única de um trecho da Avenida Presidente Roosevelt, no sentido Serra de Itaipava, e da Rua Manoel Dias, no sentido Centro, com o fechamento de parte da Rua Dr. Oliveira, na Barra do Imbuí. A queixa principal está no aumento do fluxo de veículos, inclusive de carga, na Rua Manoel Dias, onde se concentram pontos de ônibus, área de carga e descarga e uma escola em um trecho bastante confuso. Outra crítica recai sobre o fechamento parcial da Rua Dr. Oliveira, que atualmente só serve como acesso a um supermercado, onde motociclistas frequentemente burlam o bloqueio, colocando em risco outros motoristas e pedestres. Além disso, a alteração no contorno para o bairro Alto pela Rua José Correia da Silva Junior (Esquina do Pecado), que foi transferido para a Rua Jornalista Délcio Monteiro, continua sendo questionada por parte da população. Outro ponto controverso é a conversão em mão única de trecho da Rua Carmela Dutra, em Agriões, que prejudica a circulação de veículos e tem levado muitos motoristas e motociclistas a trafegarem na contramão.

Outro ponto controverso é a conversão em mão única de trecho da Rua Carmela Dutra, em Agriões, que prejudica a circulação de veículos e tem levado muitos motoristas e motociclistas a trafegarem na contramão. Foto: Reprodução

Legislação sobre o Plano de Mobilidade Urbana
A Lei nº 14.000, de 19 de maio de 2020, alterou o artigo 24 da Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, estabelecendo a obrigatoriedade de elaborar e aprovar um Plano de Mobilidade Urbana nos municípios de áreas turísticas, cuja dinâmica de mobilidade é normalmente alterada durante finais de semana, feriados e períodos de férias devido ao fluxo de turistas. O Plano de Mobilidade Urbana deveria ser aprovado até 12 de abril de 2023 para municípios com até 250.000 habitantes. Como o prazo não foi cumprido, os municípios que não aprovaram o plano só poderão solicitar recursos federais para mobilidade urbana se destinados à elaboração do próprio plano.

Edição 17/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

O que fazer em Teresópolis no Feriadão da Semana Santa

Le Canton com programação especial no Feriadão da Semana Santa

Teresópolis: Feirinha do Alto com funcionamento especial no Feriadão de Páscoa

Domingo de Páscoa com mais lazer e diversão para as famílias e crianças

Mulher é presa por tráfico de drogas em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE