Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura de Teresópolis anuncia programa de empreendedorismo para estudantes

Com parceria do Sebrae, projeto é iniciado pelo CEROM e vai atender outras 11 unidades de ensino de Teresópolis.

Luiz Bandeira

A prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae-RJ, realizou na tarde desta quarta-feira, 08, no Centro Educacional Roger Malhardes – CEROM, a aula inaugural do projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos 2023, na rede pública municipal de ensino. Alunos que cursam as turmas do 6º ao 9º ano que pertencem ao segundo segmento do Ensino Fundamental receberão a partir desse projeto orientações e noções básicas para desenvolver potencial empreendedor e assim gerar renda pra ele e consequentemente para a família. Esse é um projeto de iniciativa do Sebrae que se encarrega de capacitar os profissionais de educação e assim, em parceria com as prefeituras, desenvolve o projeto em todo o país. Aqui em Teresópolis a iniciativa não é recente, foi implantada no município primeiro em 2018, no Centro Educacional Helena Paula Tavares, em Araras e Escola Municipal Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho, no Vale do Paraíso, porém, por conta da pandemia de Coronavírus, esse projeto só retornou no ano letivo de 2022.
Com a continuidade neste ano letivo, os estudantes da rede pública municipal, com essa oportunidade, têm novamente a chance de conhecer os caminhos para obter seu próprio negócio. A secretária municipal de educação Satiele Santos falou com reportagem do jornal O Diário e Diário TV sobre o JEPP. “Mais um grande passo na educação pública municipal, nós estamos aqui hoje dando o start, iniciando um projeto em parceria com o Sebrae, chamado JEPP, Jovens Empreendedores Primeiros Passos, onde nós vamos através do equipamento escolar oportunizar a esses alunos poderem escolher o que eles querem fazer na sua vida profissional. Eles não precisarão estar condicionados a um caminho, mas terão a oportunidade de entender o que é empreendedorismo, de buscar ferramentas pra ir atrás do que eles acreditam, de empreender, de crescer, de construir um futuro através do conhecimento adquirido aqui na escola com o JEPP nessa parceria maravilhosa”, detalha. Satiele informou ainda que esse projeto é direcionado aos alunos do segundo segmento. “Aquela faixa etária entre 11 e 14 anos, que é quando eles estão começando a despertar para o mercado de trabalho, a pensar o quê que eles querem fazer, a observar as possibilidades de carreira”, pontuou a secretária.

O projeto é uma parceria do Sebrae e da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação

Sonhos
O prefeito Vinicius Claussen também conversou com a nossa equipe sobre essa aula inaugural. “Entendendo o que o jovem pensa e deseja, pois hoje em cada três jovens dois querem montar a sua própria empresa, então nada mais justo e necessário que trazer esses conceitos pra dentro da escola pública. Eu quero aqui agradecer ao Sebrae que é um grande parceiro, tem esse projeto no Brasil todo, mas é a primeira vez, uma grande novidade o que estamos fazendo em Teresópolis, estamos oferecendo o JEPP no fundamental II, do 6º ao 9º ano e agora através do ensino à distância, nós temos ali a utilização dos nossos tablets e temos as professoras que foram capacitadas pelo Sebrae”, explicou o prefeito.
Vinicius também detalhou que o projeto tem outros objetivos além de ajudar o jovem a empreender. “Vamos implantar o JEPP em 12 escolas do ensino público municipal e trazer exatamente essas características, esse comportamentos para a vida dos nossos jovens. Com certeza nós vamos influenciar dentro de casa pai, mãe, nós vamos preparar os nossos jovens pra disputar e terem mais chances de vagas no mercado de trabalho linchando também essa questão do empreender, porque o empreender é mais do que montar a sua própria empresa, são visões e comportamentos para que esse jovem seja um adulto pleno, com autonomia, ele possa organizar e planeja a sua vida a sua família, o seu lazer, o seu estudo e se for da sua conveniência empreender gerando renda pra sua família”, projetou o prefeito Vinicius Claussen.


Edição 01/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

GCM e PM apreendem produtos de beleza e saúde vendidos em via pública

Estudantes na campanha contra o mosquito Aedes aegypti

Homem preso com maconha e cocaína em Água Quente

OABRJ e TRF2 realizam parceria para casos de regularização fundiária

Foragido da Justiça é localizado em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE