Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura de Teresópolis divulga programação de aniversário sem desfile

Nem em ano de pandemia o 6 de julho ficou sem a tradicional comemoração

Wanderley Peres

Na véspera do início do mês de julho, a Prefeitura informou, finalmente, nesta sexta-feira, 30, o calendário de atividades do aniversário do município, que ocorre na próxima quinta-feira, 6 de julho, com show de aniversário, da cantora Fernanda Abreu, quando tem festa também no Parque Natural Montanhas de Teresópolis, comemorando o seu 24º aniversário. Além dos eventos alheios, do Sesc e do estado, e dos eventos particulares de cerveja, de vinho e de churros, e ainda da missa de aniversário e a sessão solene da Câmara Municipal, a programação ficou por conta da programação cultural, com Festival de Férias e de Artes Manuais, concerto de formatura da Escola de Música, curso de história promovido pelo IHGT, exposição de fotografias, arraial, exposição de artes, lançamento de livros de poemas e de história da cidade, e os tradicionais programas Cultura de Raiz, Cultura nos Bairros e Música na Matriz.
Inaugurações, como nenhuma reforma ficou pronta e obra nova a prefeitura não se faz há cinco anos na cidade e no interior, não teremos nenhuma também. E, como informou O DIÁRIO, em primeira mão, antes mesmo do prefeito saber informar, não teremos desfile cívico militar também esse ano.
Se o governo não sabia do desfile quando foi perguntado pela imprensa, segundo a Educação estava certo desde meados do mês, que não haveria a costumeira manifestação, dos alunos, no Parque Regadas esse ano. Apontando para “circunstâncias imprevistas”, o Departamento de Educação publicou comunicado aos diretores de escolas informando que a comemoração dos 132 anos de Teresópolis não acontecerá no formato do desfile cívico em 2023. “Tomamos a decisão de substituir o desfile, que é uma tradição importante para a nossa comunidade devido a circunstâncias imprevistas, considerando que modificar o formato do evento é a medida mais adequada no momento. Estamos cientes do esforço e dedicação de todos os participantes e instituições envolvidas na preparação do desfile cívico, valorizamos e agradecemos imensamente o trabalho de cada um”, escreveu, salientando que as unidades escolares deverão realizar atividades internas ou externas, cumprindo nosso dia letivo. “Para a realização de atividades externas, solicitamos que enviem aos setores de Frota e Educação Alimentar, com antecedência, a programação para otimizar a logística, com a disponibilidade do transporte e alimentação”, decidiu.
O Departamento de Educação sugere ainda atividades internas para as escolas, que poderão promover shows de talentos, realizar exposição de trabalhos manuais típicos da localidade; declamação de poemas pelos alunos ou com poetas locais; exposição de murais em comemoração ao aniversário da cidade para as turmas sobre atrativos da comunidade;
Promover a valorização das artes, cultura e culinária, e dos pontos turísticos da região. Os alunos poderão ainda escrever cartas para a cidade parabenizando pelo seu aniversário, e “caso esse trabalho seja realizado, as cartas podem ser enviadas a SME, para compartilhamento nas redes sociais”. As direções das escolas podem, ainda, convidar os membros da comunidade para contação de histórias locais e otimizar as atividades que a escola já realiza no semestre do mês de aniversário do município.

Edição 02/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trânsito em mão dupla novamente na rua do Hospital São José

Inverno ‘de verdade’ faz sucesso na Região Serrana

Patrimônio do esporte, praça que homenageia Brian Santos pede socorro

Festival Gastronômico “BBQ” e show com cover do Cazuza neste sábado

Domingo é dia de Cultura de Raiz e de Feira do Rolo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE