A Prefeitura de Teresópolis divulgou nesta sexta-feira (28) os primeiros resultados da nova gestão no controle dos gastos públicos. De janeiro até o último dia 12 de março, a economia com combustíveis chegou a R$ 230.160,13. A redução ocorre após a implementação de um controle rigoroso sobre a frota municipal, conduzido pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade. “Reestruturamos a logística, ajustamos as demandas, reforçamos a fiscalização do uso de combustível e investimos na eficiência quanto à relação custo benefício. Mas, é importante destacar que a redução ocorreu sem que o governo municipal deixasse de prestar qualquer serviço. Não faltou combustível para nenhuma ação de melhoria do governo. Pelo contrário, nunca vimos tantas máquinas na rua trabalhando”, explicou o Secretário de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, Sérgio Mauro Louzada.
A análise dos primeiros 75 dias do novo governo mostra que a Prefeitura gastou, ao todo, R$ 447.269,65 em combustíveis, enquanto no mesmo período do ano anterior, o gasto foi de R$ 520.281,91. O total de litros de gasolina e diesel contabilizados chegou a 69.754,43 litros na atual gestão e na anterior a 97.753,02. Pontuando que o valor médio do litro de combustível segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo) era de R$ 5,48 o litro da gasolina e R$ 5,99 o litro do diesel. Hoje, o litro da gasolina custa R$ 6,51 e do Diesel R$ 6,71. Se mantiver essa média de consumo, a administração vai alcançar, no prazo de um ano, com uma economia de R$ 920.640,52.

Ainda segundo a PMT, nos meses finais de 2024 havia 45 veículos inoperantes, entre eles cinco máquinas agrícolas. Com o trabalho de recuperação da Subsecretaria de Transportes, 27 destes veículos receberam os reparos necessários e voltaram a realizar os serviços públicos para a população. Mesmo voltando a rodar, esses veículos não impactaram na elevação de gastos. Além disso, houve um acréscimo de 27 veículos da Secretaria Municipal de Educação no sistema de abastecimento da Secretaria de Segurança Pública, devido à perda do prazo de renovação do contrato diretamente com a SME, em novembro do ano passado, na gestão anterior.
O Secretário Sérgio Mauro Louzada frisou que “o trabalho agora é garantir que a frota municipal funcione de maneira eficiente, transparente e sem desperdícios, com os recursos públicos sendo investidos na melhoria dos serviços oferecidos à população teresopolitana”.