Na manhã desta terça-feira (21), foram dados os primeiros passos para a implementação do programa “Teresópolis Sustentável”, uma iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, com a meta de transformar a cidade em um modelo de preservação e sustentabilidade.
Desenvolvido pela SMMA, o projeto será financiado por meio de recursos das taxas ambientais. Nesta primeira fase, serão instaladas placas solares no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas (prédio do antigo Fórum), na Várzea. A proposta também abrange a reforma do espaço e a realização de ações ecológicas e sustentáveis, bem como o paisagismo e a revitalização da área. Os arbustos que estão sendo removidos serão replantados no Horto Municipal, contribuindo para a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade.
“É um marco para o Meio Ambiente! O prefeito Leonardo Vasconcellos está cumprindo uma das metas do seu plano de governo, ao transformar Teresópolis em uma cidade mais sustentável. Com os recursos das taxas ambientais, revisamos toda a parte elétrica para a instalação das placas solares aqui no Centro Administrativo e, em breve, em toda a Prefeitura. Com essa iniciativa, esperamos uma economia de cerca de 90% no consumo de energia elétrica, utilizando uma fonte de energia renovável e limpa,” destacou o secretário de Meio Ambiente, Coronel Leonardo Maia, que participou da solenidade de lançamento do programa, com a participação do prefeito municipal.