A Prefeitura de Teresópolis informa que “devido a desprendimento do muro às margens do Rio Paquequer, na Calçada da Fama, nas proximidades da Praça Olímpica, as equipes técnicas responsáveis estiveram no local para uma avaliação e foi constatado que não houve risco estrutural na edificação e nem para a população. O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) segue finalizando a contenção para reduzir o fluxo do rio na área afetada pelo desprendimento do muro, visando mitigar riscos futuros”

Na madrugada do sábado (24), ocorreu um desmoronamento em parte do barranco às margens do Rio Paquequer, na região da Calçada da Fama, próximo da Praça Olímpica, na Várzea. O incidente não deixou feridos. A Defesa Civil foi acionada para verificar os danos estruturais e o risco de novos deslizamentos. Imagens registradas pela equipe do jornal O Diário e Diário TV mostram o impacto da erosão bem embaixo do edifício, o que aumenta a preocupação com a estabilidade do imóvel e de construções vizinhas.
A região onde o deslizamento ocorreu é conhecida pela presença de edificações muito próximas ao leito do Rio Paquequer, muitas delas construídas em áreas de risco e com fundações vulneráveis à erosão. A situação segue sendo monitorada pelas equipes de emergência.